Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

ENEM: Inscrições para o exame se encerram neste sábado (21)

Vestibular é uma das principais portas de entrada para universidades de todo o Brasil. Neste ano, provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 se encerram neste sábado (21), às 23h59 (horário de Brasília), tanto da versão impressa quanto da digital. As inscrições devem ser realizadas na Página do Participante para todos os interessados. Em 2022, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Após a realização da inscrição, o participante não isento do pagamento deve acessar mais uma vez a Página do Participante com login e senha cadastrados na página oficial do governo federal (gov.br) para escolher a forma de pagamento da taxa de inscrição, que em 2022, tem o valor de R$ 85. Pela primeira vez na história, o pagamento da taxa será possível através do cartão de crédito e também do PIX, além do boleto bancário.

O prazo final para pagamento da taxa de inscrição é na próxima sexta-feira (27). O estudante que realizar o pagamento via PIX deve, obrigatoriamente, fazer a operação através do QR code ou código gerado na Página do Participante. Pelo cartão de crédito, o participante efetuará a quitação da taxa mediante as operadoras de pagamento e, além disso, terá a cobrança de taxa administrativa de 2,99% do valor da inscrição por parte das operadoras. Já o pagamento via boleto bancário pode ser efetuado em qualquer banco, casas lotéricas ou aplicativos bancários. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por sua vez, não aceitará o pagamento do boleto por meio de cartão de crédito.
 

Como se preparar

Mesmo antes da prova a ansiedade toma conta da estudante Isabela Luna Oliveira, de 17 anos, que já fez a inscrição e quer ser aprovada no curso de medicina. “O sentimento que define esse momento é ansiedade. Estou estudando desde o início do ano com bastante foco, mas como eu quero um curso bastante concorrido, com nota bastante alta, mesmo que eu estude bastante ainda tem a incerteza, que a gente tem que aprender a lidar e acreditar no nosso potencial”, afirma.

Dutra destaca ainda que há tempo para os alunos organizarem seus estudos. “Levando em conta, claro, uma organização, temos metade de um ano até o dia da prova. O aluno tem como fazer um planejamento, embora o conteúdo seja grande, ele tem seis meses, simplesmente para treinar redação, levando em conta que redação é uma nota que tem um peso imenso, é um tempo suficiente”, comenta. 


Já o professor de matemática da escola preparatória do Enem, Filipe Pacheco, sugere aos alunos que façam exercícios de provas anteriores. “Sempre vão ser uma boa alternativa para estudar. Se o aluno estiver preparado, confiante, nada vai o atrapalhar. Fazer uma boa alimentação e beber bastante água também é importante”, declara.

Nome social

O participante ou a participante que quer ser identificado por sua identidade de gênero e que já tem o respectivo cadastro na Receita Federal será reconhecido pelo nome social no momento da inscrição. Todavia, será necessária a confirmação na Página do Estudante entre os dias 23 e 28 de junho. 

Já as pessoas que ainda não conseguiram o cadastro na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, também no período de 23 a 28 de junho, na Página do Estudante. Para esse procedimento será necessário apresentar foto atual e cópia digitalizada, frente e verso, de documento de identificação oficial com foto.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os estudantes aptos para o Enem têm até às onze horas e cinquenta e nove minutos da noite, no horário de Brasília, deste sábado, 21 de maio, para se inscreverem no exame deste ano. A inscrição pode ser feita na Página do Participante, no site: enem.inep.gov.br.

Neste ano as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 novembro.

Após a inscrição, o participante não isento do pagamento deve acessar mais uma vez a Página do Participante, com login e senha cadastrados na página gov.br, para escolher a forma de pagamento.

A taxa de inscrição é de 85 reais e pode ser paga por cartão de crédito, por PIX ou boleto bancário. O prazo para pagamento vai até a próxima sexta-feira, dia 27 de maio.

Mesmo a meses da prova, a ansiedade tomou conta da estudante Isabela Luna Oliveira, de 17 anos. Ela já fez a inscrição e quer ser aprovada no curso de medicina.
 

TEC./SONORA:  estudante Isabela Luna Oliveira, de 17 anos
“Estou estudando desde o início do ano com bastante foco, mas como eu quero um curso bastante concorrido, mesmo que eu estude bastante ainda tem a incerteza”.
 

LOC.: Para driblar a ansiedade, a dica é fazer simulados. É o que aconselha o professor de língua portuguesa de cursinhos preparatórios, Fabrício Dutra. Ele destaca ainda que há tempo para os alunos organizarem seus estudos.
 

TEC./SONORA: professor de língua portuguesa de cursinhos preparatórios para o Enem, Fabrício Dutra
“Ainda dá tempo, com certeza, de estudar, levando em conta, claro, uma organização, temos metade de um ano até o dia da prova. O aluno tem como fazer um planejamento, embora o conteúdo seja grande, ele tem seis meses, simplesmente para treinar redação, levando em conta que redação é uma nota que tem um peso imenso, é um tempo suficiente”.
 

LOC.: Outro ponto importante é o participante ou a participante que quer ser identificado por sua identidade de gênero e que já tem o respectivo cadastro na Receita Federal será reconhecido pelo nome social no momento da inscrição. Todavia, será necessária a confirmação na Página do Estudante entre os dias 23 e 28 de junho. 

Reportagem, Gabriel Spies.