Data de publicação: 19 de Maio de 2022, 14:24h, atualizado em 20 de Maio de 2022, 15:37h
LOC: Mais de 40% do gado no Brasil está na região da Amazônia Legal, segundo o Censo Agropecuário de 2017, o último levantamento feito pelo IBGE. Para garantir a sustentabilidade, os produtores têm buscado alternativas que reúnem preservação ambiental e produtividade para a pecuária na região amazônica.
A pecuária sustentável é um sonho que tem sido cada vez mais real para a Pecuária Saab, localizada em Amajari (RR). O proprietário, o paranaense Bechara Saab, de 67 anos, trabalha com gado na região Norte desde 1979. Em 2019, ele começou a desenvolver o manejo sustentável do rebanho. Contido em espaços de até 100 hectares, o gado é criado em contato com a natureza e recebe a ração orgânica no próprio pasto. A cada 60 dias, o rebanho é conduzido a uma nova parte do terreno e a anterior se regenera com a matéria orgânica.
TEC./SONORA: Bechara Saab, pecuarista sustentável
“Isso vai ser um divisor de águas na agropecuária do futuro. Tanto serve pra região dos campos naturais, como da região que já foram desmatadas e com pastagens formadas vinte, trinta, quarenta anos atrás que estão em processo de degradação, mas que podem ser preservadas e podem ser reformadas mediante a licença ambiental. Isso vai dar nova vida pro solo, pra natureza, pro clima, enfim, pras pessoas… vai gerar emprego. Ah, é muito bonito, sabe?”
LOC: A iniciativa da Pecuária Saab, pioneira na região, recebeu apoio do Banco da Amazônia (Basa). Doze produtores fizeram parte de um projeto piloto do banco, o Pecuária Verde, que será expandido. O superintendente regional do Basa nos estados do Amazonas e Roraima, Esmar Prado, estima que, em meados de agosto, linhas de crédito e capacitação devem estar disponíveis para um público maior.
TEC./SONORA: Esmar Prado, superintendente regional do Basa - Amazonas/Roraima
“Não é produzir por produzir. É produzir com uma base socialmente e ambientalmente responsável, observando todas essas questões que envolvem a nossa segurança futura do meio ambiente”
LOC: O Pecuária Verde deve ser implantado em pelo menos mil propriedades na região amazônica e beneficiar cerca de cinco mil trabalhadores. O projeto recebe apoio de agências de fomento da Alemanha e da França.
Reportagem, Angélica Cordova