
Voltar
LOC 1: No Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo, 22 de março, a sociedade é convidada a refletir sobre a gestão consciente e a preservação do recurso mais importante do planeta// A celebração é marcada por entregas concretas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional na missão de levar água e dignidade às regiões mais necessitadas do país.// Ações que transformam a escassez hídrica em um cenário de desenvolvimento e esperança, conforme destaca o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira.
TEC./SONORA: GIUSEPPE
“A segurança hídrica é um dos maiores desafios do nosso tempo. Em um cenário de mudanças climáticas cada vez mais intensas, garantir água em quantidade e qualidade para a população significa proteger vidas, fortalecer a produção, reduzir desigualdades e promover desenvolvimento sustentável. No MIDR, trabalhamos para que a água seja um instrumento de resiliência, adaptação e dignidade para todos os brasileiros”
LOC 2: Carro-chefe da pasta, o Projeto de Integração do Rio São Francisco, maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, garante o abastecimento de mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados do Nordeste e segue avançando// Obras complementares, como o Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte, e o Ramal do Salgado, no Ceará, já ultrapassam os 90% e 40% de execução, respectivamente// Complementando as grandes ações do MIDR, o Programa Água Doce destaca-se como uma das iniciativas de maior impacto social e inovadoras da pasta, focada em comunidades rurais isoladas do semiárido// Por meio de sistemas de dessalinização de alta tecnologia, o programa transforma água salobra em água potável de excelente qualidade// Entre 2023 e 2026, o Água Doce ultrapassou o número de 1200 sistemas em operação, alcançando a marca de 307 mil família atendidas// O casal sergipano, Cleiton e Lidiane, foram beneficiados pelo Programa e relatam a mudança em suas vidas.
TEC./SONORA: LIDIANE E CLEITON
“Aqui, a água bruta chega nas caixas, a caixa tem um desalinizador, que a água, o rejeito vai para um campo e a doce vai para outro. Aí, todo mundo pega da água doce. Aí, todo mundo tem que contribuir, para pagar as manutenções da coisa. Os filtros, o flocão. Para manter o poço. A importância, né, é programar água doce para a região aqui do Agro Sertão de Sergipe. (É uma água de qualidade. 83% mineral”
LOC 3: Para garantir que toda essa infraestrutura cumpra seu papel a longo prazo, o MIDR investe simultaneamente na Revitalização de Bacias Hidrográficas, iniciativa que atua na base do problema, ao promover a recuperação de nascentes e o controle de processos erosivos// Atualmente, o MIDR coordena projetos que somam 1,65 bilhão em investimentos voltados ao tema// Ao integrar a engenharia pesada do PISF, a tecnologia social do Água Doce e a preservação ambiental das bacias, além de dezenas de outras iniciativas, o MIDR celebra este 22 de março reafirmando que a água é, acima de tudo, uma política de integração nacional e justiça social// Para saber mais sobre ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse Ministério do Desenvolvimento Regional///
Reportagem, Mayra Christie