Ciência & Tecnologia - Torneio Nacional SESI de Robótica·30 de setembro de 2020

Com sistema sanitizante para estabelecimentos comerciais, equipe do SESI Barra Bonita é premiada em torneio nacional de robótica

SESI Biotech ganhou destaque como melhor projeto em Criatividade e Inovação. Competição tinha foco no combate à Covid-19

Por Thiago Marcolini
Ouvir · 00:02:57

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A pandemia de Covid-19 trouxe junto a ela a necessidade de higienização de mercadorias, já que o coronavírus pode sobreviver por vários dias na superfície de diferentes materiais. Pensando nisso, a equipe SESI Biotech, da unidade de Barra Bonita, em São Paulo, desenvolveu o “Bioclean”, sistema sanitizante para estabelecimentos comerciais. A ideia é simples e necessária para os tempos de pandemia: uma estrutura feita de acrílico, que pode ser acoplada ao caixa dos estabelecimentos comerciais, e que forma uma passagem nebulizadora pela qual o produto passa e é higienizado.

O projeto rendeu a SESI Biotech o prêmio de melhor projeto em Criatividade e Inovação, do Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19. A equipe formada por seis alunos concorreu com quase dois mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país e 400 times. 

“O Bioclean veio para revolucionar a maneira como higienizamos os produtos. Ele tem bicos nebulizadores que sanitizam os produtos logo após a compra e os clientes pode levar as compras para casa já higienizadas”, explica a analista e técnica da equipe, Ana Maria Papili Pagini. “Demorou uns 20 dias para ficar pronto depois da ideia toda escrita e desenhada. O projeto foi incrível. Durante a pandemia, fazer algo que vai ser um diferencial na questão da prevenção é algo muito importante.” 

Finep/MCTI lança edital para apoiar projetos inovadores com tecnologia 4.0

SENAI oferece cursos de capacitação a custo mais baixo para empresas que adotaram “lay-off”

Os alunos desenharam o produto em softwares de programação 3D. O projeto foi enviado para um dos laboratórios da rede Fab Lab Escola SESI-SP, onde foi feito o corte na máquina a laser. 

Devido à necessidade de distanciamento social, o trabalho foi feito de forma remota. Mesmo assim, Ana Maria destaca que isso não foi um empecilho para a continuidade do projeto. A técnica da equipe acredita ainda que há a real possibilidade de amplo uso do Bioclean pela sociedade.

“Conseguimos trabalhar muito bem à distância. Isso nos mostra que a distância não é um empecilho para o trabalho em equipe. Acredito que esse projeto tem muita possibilidade de ser multiplicado em muitos outros lugares. É um projeto simples, de fácil instalação, de fácil funcionamento, de custo baixo. Tem tudo para dar certo. É uma solução simples, mas uma excelente solução para higienização dos objetos e mercadorias”, completa. 

Foto: Equipe SESI Biotech

Uma das alunas participantes do projeto, Laura Mariano, de 15 anos, explica que o Bioclean foi pensado com base na solução de problemas em massa, ou seja, a equipe queria desenvolver um produto que ajudasse toda a população no combate à pandemia, e não um grupo específico de pessoas.

“Pensamos nesse projeto porque queríamos solucionar um problema que afetasse toda a comunidade. Não importasse a idade, a pessoa que fosse prejudicada por esse problema. Pensamos nas embalagens de estabelecimentos comerciais, ou objetos pessoais. Pensamos que as pessoas fazem as compras e, às vezes, esquecem de higienizá-las. Queríamos solucionar o problema de uma forma fácil e rápida”, destaca Lura. 

Premiação

Sete equipes foram premiadas: primeiro, segundo e terceiro lugares no geral, e ainda prêmios para o Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social.

Todas as sete vencedoras receberam medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada. Além disso, as três primeiras colocadas foram convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em maio de 2021.

Áudio
0:00 / 0:00
Áudio
0:00 / 0:00
SOBRE

Thiago Marcolini

Jornalista formado há quatro anos, com experiência em redação, rádio e assessoria de imprensa. Trabalhou na cobertura da Copa do Mundo 2014 e nas duas últimas eleições presidenciais. Antes de ingressar na equipe do Brasil61, passou pela Band News FM, Agência Brasília, além de ter trabalhado também com comunicação corporativa.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Torneio Nacional SESI de Robótica

Ver editoria completa
Mundial de robótica29 de abril de 2026

Estudantes brasileiros disputam o maior torneio de robótica do mundo, nos EUA

Liderada pelo SESI, delegação reúne 17 equipes de escolas públicas e privadas de dez estados no FIRST Championship, em Houston

16 de março de 2023

Mais de 2.000 estudantes participam da maior competição de robótica educacional do Brasil

O 5º Festival SESI de Robótica, realizado em Brasília, começou nessa quarta-feira (15) e vai até sábado (18). A competição é gratuita e aberta ao público

Educação05 de agosto de 2022

Competições do Festival Internacional de Robótica começam no Rio de Janeiro

Evento organizado pelo Sesi reúne quase mil alunos do Brasil e de outros 38 países. Competição busca não só ampliar as competências dos jovens como encontrar soluções e inovações

t-page