Economia - Competitividade·22 de junho de 2023

Brasil fica à frente de apenas 4 países em índice de competitividade global

Desde os 3 últimos índices, Brasil perde em competitividade

Por Luigi Mauri
Ouvir · 00:01:16

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Pela terceira vez consecutiva, o Brasil perdeu colocações no índice de competitividade.

Atualmente, o índice brasileiro se encontra na 60ª colocação do total de 64 países. O Brasil se encontra apenas na frente de África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela.

O Brasil está atrás de países como Colômbia e Botswana.

Dentre os setores analisados, em termos de performance econômica, o índice brasileiro se encontra na 41ª posição. Já em eficiência governamental, de negócios e infraestrutura, o Brasil se encontra entre as últimas colocações.

De acordo com o International Institute for Management Development (IMD), instituto que realiza esta pesquisa, os desafios a serem enfrentados pelo país em 2023 dizem respeito a implementar reforma tributária que aumente competitividade; implementar nova âncora fiscal que concilie gastos sociais e responsabilidade nas contas públicas; além de encorajar e atrair investimentos ambientalmente sustentáveis.

Somam-se a estes desafios para a política brasileira, a garantia ao acesso à educação pública de qualidade e uma reversão da estagnação produtiva no setor do mercado de trabalho.

SOBRE

Luigi Mauri

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Competitividade

Ver editoria completa
Competitividade30 de julho de 2026

CNI: preferência por produtos nacionais nas compras públicas amplia competitividade da indústria brasileira

Radar da Indústria destaca que mudança em norma do MGI fortalece a Nova Indústria Brasil, gera empregos e aumenta a arrecadação

Crime10 de junho de 2026

Insegurança patrimonial encarece produção da indústria e piora competitividade, diz CNI

Segundo pesquisa, 62% dos industriais apontam aumento dos custos finais devido às despesas com segurança no transporte e 45% com investimentos gerais em proteção

Produção28 de novembro de 2025

Brasil Mais Produtivo aumenta em 28% a produtividade das empresas atendidas

Em dois anos, programa do MDIC apoiou 67,5 mil negócios e premiou iniciativas que se destacaram em manufatura enxuta, eficiência energética e gestão

t-page