Foto: Percio Campos/Mapa
Foto: Percio Campos/Mapa

Brasil assume presidência da Junta Interamericana de Agricultura

Posse do ministro Carlos Fávaro na presidência da JIA, nesta terça-feira (4), marca a abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, em Brasília


Durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura (JIA). A posse ocorreu nesta terça-feira (4) em Brasília (DF), e marcou o início da 23ª Reunião Ordinária da JIA, que acontece até esta quarta (5).

Com o tema “Uma nova narrativa para a agricultura e os sistemas agroalimentares das Américas”, o encontro busca consolidar uma estratégia conjunta que posicione o continente como protagonista global na segurança alimentar, conservação ambiental e segurança energética.

Fávaro sucede o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira, e, na cerimônia de posse, ressaltou o papel estratégico do Brasil na formulação de políticas voltadas aos eixos centrais da conferência.

“Celebramos não apenas uma agenda institucional, mas reafirmamos nosso compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o bem-estar das populações rurais do nosso continente”, destacou.

O evento é promovido pelo Governo do Brasil em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), fundado em 1942. O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, evidenciou que o encontro inaugura uma nova fase para o setor: “Uma narrativa que fale de modernidade, sustentabilidade, inovação digital e biológica, responsabilidade e compromisso social.”

Conferência

A programação inclui palestras e fóruns com especialistas, representantes do setor privado e autoridades do agronegócio.

Durante o evento, também será realizada a eleição do novo diretor-geral do IICA para o mandato 2026-2030, com posse prevista para janeiro do próximo ano.

VEJA MAIS:

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, realizada nesta terça-feira, 4 de novembro, em Brasília.

O evento, que segue esta quarta, 5 de novembro, reúne autoridades, especialistas e representantes do agronegócio para debater o futuro da agricultura no continente.

O tema deste ano é [ABRE ASPAS] “Uma nova narrativa para a agricultura e os sistemas agroalimentares das Américas” [FECHA ASPAS]. 

O objetivo é consolidar, de forma conjunta, estratégias que posicionem o continente como protagonista global na segurança alimentar, na conservação ambiental e na segurança energética.

Ao tomar posse, Fávaro destacou a importância do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o IICA, para a modernização e o fortalecimento da agropecuária das Américas.

TEC./SONORA: Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

“É com muito orgulho e entusiasmo que o Brasil sedia mais uma vez este evento. O IICA é um dos pilares fundamentais para a modernização e o fortalecimento da agropecuária das Américas. Ele nos ajudou a enfrentar desafios globais e garantir que a agricultura continue sendo um motor de desenvolvimento social e econômico.”
 


LOC.: A conferência também marca a escolha do novo diretor-geral do IICA, que assumirá o mandato de 2026 a 2030.

Reportagem, Maria Clara Abreu.