
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Famílias de baixa renda dos municípios pernambucanos de Dormentes, Santa Cruz e Santa Filomena, têm até 11 de dezembro deste ano para solicitar a instalação de antena parabólica digital gratuita. O prazo foi prorrogado com o objetivo de ampliar o alcance do programa.
As cidades integram a fase A do programa Brasil Antenado, que garante a instalação gratuita de antenas parabólicas digitais para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Com a nova antena digital, as famílias passam a ter acesso a uma programação com imagem e som de alta qualidade, com maior estabilidade de sinal, além de poder sintonizar mais de 100 canais gratuitos de televisão aberta.
O CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, explica que o programa tem como proposta ampliar o alcance da TV aberta e gratuita, principalmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.
“O objetivo do Brasil Antenado é garantir que todas as famílias brasileiras tenham acesso à informação de qualidade, entendida como um direito fundamental. É uma política pública para redução de desigualdades, aproximando os cidadãos brasileiros de conteúdos educativos, jornalísticos e culturais”, explica.
Para solicitar a instalação da antena, é preciso estar inscrito no CadÚnico, ter um aparelho de televisão e morar em uma das cidades contempladas. Esse é o caso da Maria do Socorro da Silva, uma das beneficiadas pelo Brasil Antenado. A moradora de Dormentes conta que ficou surpresa com a rapidez da instalação. "Fizemos o cadastro [no programa]. Aí esperamos a antena. Disseram que no dia 25 do mês a antena chegaria. Só que chegou bem antes mesmo, no dia 14. E aí foi só alegria quando os meninos [técnicos] chegaram aqui, com o carro aí, com as antenas”, relata.
Maria comemorou o fato de não precisar arcar com os custos de compra e instalação da antena – um gasto que, segundo ela, seria difícil de assumir. “Porque aqui, já estava imaginando gastar um dinheirinho para comprar uma antena. E a gente está aqui, no Nordeste, é trabalho difícil, difícil mesmo. Para comprar antena, ainda pagar o técnico pra instalar. Aí veio o pessoal do Brasil Antenado, colocou a antena e ainda sintonizou os canais, mais de cem."
A Caravana Brasil Antenado segue com as visitas aos municípios com famílias aptas a receber gratuitamente a nova parabólica digital. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o alcance do programa. Durante as visitas, as equipes oferecem informações e orientações presenciais sobre como solicitar a instalação gratuita da nova antena digital.
Dormentes receberá a caravana no dia 3 de novembro. Depois, a ação segue para Santa Filomena, onde o atendimento será no dia 5 de novembro, e encerra a agenda em Santa Cruz, no dia 6 de novembro.
Criado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executado pela EAF, o Brasil Antenado é dividido em três fases. A Fase A, em curso, contempla 77 municípios em seis estados: Maranhão, Pará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Ceará.
Ao todo, serão 323 municípios de 16 estados em três fases do programa. O Ministério das Comunicações estima que mais de 650 mil famílias serão beneficiadas na primeira fase.
As famílias inscritas no CadÚnico podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, também disponível via WhatsApp. O serviço inclui fornecimento e instalação gratuitos do kit digital.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE