A terça-feira (15) será marcada por variações climáticas típicas da Região Norte do Brasil. Enquanto os estados do sul da região seguem com tempo seco e baixa umidade do ar, áreas mais ao norte continuam registrando instabilidades. O destaque é para o Pará, onde as chuvas se intensificam ao longo do dia em boa parte do território.
No Pará, o início da manhã terá chuva restrita à região de fronteira com o Amazonas, Amapá e Rondônia, especialmente nas áreas próximas a cidades como Alenquer, Monte Alegre e Parauapebas. No entanto, a partir da tarde, a instabilidade avança e atinge praticamente todo o centro-norte do estado, incluindo Belém e Santarém. Há previsão de pancadas de chuva moderadas, com trovoadas isoladas.
No Amapá, o dia começa com céu parcialmente nublado e sensação de abafamento, especialmente na capital Macapá. As pancadas isoladas perduram durante todo o dia.
No Amazonas e em Roraima, a instabilidade atmosférica continua predominando. As capitais Manaus e Boa Vista terão um dia com céu nublado e chuvas frequentes. Os volumes podem ser significativos, com risco de alagamentos pontuais, especialmente em áreas urbanas.
Já no Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo permanece estável. O dia será de sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar tende a atingir níveis baixos no período da tarde, sobretudo nas áreas do interior, exigindo atenção à hidratação e à exposição prolongada ao sol.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 19°C em Rio Branco; já a máxima será de 34°C em Porto Velho. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão do tempo nesta segunda-feira (14) para a Região Norte indica muitas nuvens e pancadas de chuva em grande parte da região amazônica, incluindo Amazonas, norte de Rondônia, Acre, Roraima e Amapá.
Cidades como Manaus, Boa Vista e Macapá terão períodos de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
O sul do Amazonas e áreas do Tocantins e sul do Pará apresentam tempo mais firme, com variação de nuvens e predomínio de sol.
Em Rondônia, o padrão será de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva pontual, principalmente no norte do estado.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 20°C, em Rio Branco e Palmas. Já a máxima deve chegar a 35°C, em Porto Velho, Rio Branco e Palmas. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O domingo (13) será marcado por variações climáticas típicas da Região Norte do Brasil. Enquanto os estados do sul da região seguem com tempo seco e baixa umidade do ar, áreas mais ao norte continuam registrando instabilidades.
No Amapá, o dia começa com céu parcialmente nublado e sensação de abafamento, especialmente na capital Macapá. Depois de semanas com chuvas frequentes nas manhãs, o tempo se mantém firme nas primeiras horas do dia. No entanto, a partir da tarde, retornam as pancadas isoladas, com possibilidade de chuva moderada nas áreas próximas ao litoral.
No Amazonas e em Roraima, a instabilidade atmosférica continua predominando. As capitais Manaus e Boa Vista terão um domingo com céu nublado e chuvas frequentes ao longo do dia. Os volumes podem ser significativos, com risco de alagamentos pontuais, principalmente em áreas urbanas e de menor infraestrutura de drenagem.
No Pará, o norte e o nordeste do estado seguem sob influência de umidade vinda do oceano, favorecendo pancadas de chuva entre a manhã e o fim da noite, especialmente em cidades próximas ao Amapá e ao litoral. No centro-sul paraense, o tempo firme predomina, com sol forte, calor intenso e umidade em queda durante a tarde.
Nos estados do Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo permanece estável. O dia será de sol e poucas nuvens, sem previsão de chuvas. A umidade relativa do ar deve atingir níveis baixos no período da tarde, principalmente nas áreas do interior, exigindo atenção com a hidratação e a exposição solar prolongada.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 19°C em Rio Branco; já a máxima será de 34°C em Porto Velho e Rio Branco. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão do tempo para este sábado (12) é de grande contraste nos estados da Região Norte.
No Pará, Amapá e Roraima o dia será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. E segue com alerta de chuvas intensas, com ventos fortes.
Em Tocantins, Rondônia, Acre e Amazonas a previsão é de céu claro com sol e algumas nuvens no decorrer do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 19°C, em Rio Branco. Já a máxima será de 34°C, em Palmas e Porto Velho. A umidade relativa do ar varia entre 90% e 30%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta sexta-feira (11), aponta risco de temporais nos estados de Manaus, Roraima e Amapá.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, entre as áreas afetadas estão o Norte e Sul de Roraima; Norte, Centro e Sudoeste Amazonense; bem como o Baixo Amazonas.
No Pará, também são esperadas chuvas, acompanhadas por trovoadas isoladas e grande cobertura de nuvens.
Em contraste, os estados do Acre, Rondônia e Tocantins devem registrar condições mais estáveis, com predomínio de sol e poucas nuvens no horizonte.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18 °C, em Palmas. Já a máxima pode chegar até 34 °C, em Porto Velho.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Aviso de chuvas intensas cobre AM, PA e RR
A região Norte do país terá muitas nuvens e chuva, nesta quinta-feira (10).
Para AC e TO, muitas nuvens, bem como para sul do AM e PA.
Já RO varia entre poucas e muitas nuvens.
Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas cobrem AP, RR, norte do PA e AM.
Aviso de chuvas intensas cobre AM, PA e RR.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C, em Rio Branco e Palmas. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Porto Velho e Palmas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
A previsão do tempo para esta quarta-feira (9) é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Em Tocantins a previsão é de sol com muitas nuvens no céu. Enquanto no Acre, o dia seguirá com possibilidade de chuvas isoladas.
Alerta de chuvas intensas o norte e sul de Roraima e Amapá, norte amazonense e Pará
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 18°C, em Rio Branco. Já a máxima será de 35°C, em Palmas. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A terça-feira (8) será mais um dia de variações marcantes no clima da Região Norte do Brasil. Enquanto estados do sul da região continuam sob tempo seco e com baixa umidade do ar, áreas mais ao norte ainda registram instabilidades, com destaque para o Amapá, que terá uma manhã de tempo firme em várias localidades após um longo período de chuvas constantes.
No Amapá, o dia começa com uma pausa nas chuvas em grande parte do estado. Depois de semanas com manhãs predominantemente chuvosas, a terça começa com tempo firme, céu parcialmente nublado e sensação de abafamento. No entanto, há previsão de retorno das pancadas isoladas a partir da tarde, principalmente em Macapá e nas áreas próximas ao litoral.
No Amazonas e em Roraima, o padrão de instabilidade segue predominando. As capitais Manaus e Boa Vista devem enfrentar chuvas frequentes ao longo do dia, com possibilidade de volumes elevados e risco de alagamentos pontuais, principalmente em áreas urbanas e de menor drenagem. As pancadas podem ocorrer a qualquer momento, intercaladas com períodos de céu nublado.
No Pará, as chuvas se concentram no norte e nordeste do estado, especialmente em cidades próximas à divisa com o Amapá e ao litoral. Nessas regiões, as pancadas devem ocorrer entre a manhã e a noite. Já nas áreas do centro-sul paraense, o tempo se mantém firme, com sol forte e calor intenso durante a tarde.
No Acre, Rondônia e Tocantins, o cenário segue de tempo seco. O céu varia de claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuvas nos horários mais quentes.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 19°C em Rio Branco; já a máxima será de 34°C em Porto Velho. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta segunda-feira (7), a previsão do tempo em Roraima, norte do Amazonas e do Pará é de muitas nuvens com pancadas de chuva. Áreas como Boa Vista e Macapá terão tempo abafado com possibilidade de chuvas intensas e trovoadas isoladas.
Já no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará, o tempo fica mais firme, com sol entre poucas nuvens e baixa chance de chuva. Em Tocantins, o dia será de sol e tempo seco, típico de inverno, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar mais baixa.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C, em Rio Branco. Já a máxima deve chegar a 35°C, em Palmas. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 97%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O domingo (6) será um dia de contrastes climáticos na Região Norte do Brasil. Enquanto o tempo instável predomina nos estados da faixa mais ao norte, outras áreas, especialmente no sul da região, seguem com tempo firme, sol e baixa umidade relativa do ar.
No Amazonas, Amapá e Roraima, a previsão é de chuvas frequentes ao longo do dia, com pancadas que podem ocorrer a qualquer momento. As capitais Manaus, Macapá e Boa Vista devem registrar volumes elevados em algumas áreas, o que pode gerar alagamentos pontuais e transtornos em zonas urbanas.
No Pará, as chuvas se concentram principalmente no norte e nordeste do estado. Nesses locais, há possibilidade de pancadas isoladas entre o final da manhã e a noite. Já no centro-sul paraense, o tempo segue firme com predomínio de sol e calor intenso durante a tarde.
Nos estados do Acre, Rondônia e Tocantins, o domingo será de tempo seco. O céu permanece com poucas nuvens e não há previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% durante a tarde, especialmente no sul do Tocantins e no oeste do Acre, exigindo cuidados com hidratação e exposição ao sol.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 16°C em Rio Branco; já a máxima será de 35°C em Palmas. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).