Créditos: FIERN
Créditos: FIERN

RN: Jovem de Natal ganha certificado de excelência na maior competição de profissões técnicas do mundo

Raimundo Farias recebeu reconhecimento por superar nível padrão mundial na modalidade de Instalações Hidráulicas e Aquecimento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Raimundo Farias, de 21 anos, foi um dos dois representantes do Rio Grande do Norte que participou da WorldSkills, maior competição de profissões técnicas do mundo. Ele disputou na modalidade de Instalações Hidráulicas e Aquecimento e conquistou o certificado de excelência, dado aos competidores que superaram o nível padrão mundial nas respectivas ocupações.

O jovem, morador de Natal, concluiu o curso de Técnico em Mecânica Industrial no Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI, em 2018. Na Rússia, Raimundo teve que simular uma instalação doméstica de tubulações e sistemas de água quente e fria, de esgoto, gás e de aquecimento.

“A conquista do certificado representa a recompensa de um trabalho desenvolvido durante um ano e meio de muito esforço, de muita dedicação, onde quando eu pude demonstrar toda a minha habilidade e tudo o que eu pude agregar na ocupação. Então, essa conquista representa muito para mim”, afirma Farias.

Além de Raimundo, outro estudante da capital potiguar participou da WorldSkills 2019. Gustavo Almeida Carlos competiu na modalidade de Serviço de Restaurante e ficou na vigésima colocação geral.

O desempenho dos estudantes brasileiros repercutiu entre os parlamentares no Congresso Nacional. Para o senador Jean Paul Prates (PT-RN), a educação técnica profissional é o caminho mais curto para inserção de jovens no mercado de trabalho. 

“Muito feliz e satisfeito de ver o resultado dessa política conjunta do Sistema S com os governos, que chega aos lugares mais remotos, como o próprio Rio Grande do Norte. Isso permite que o nosso estado se destaque em competições internacionais em pé de igualdade com outras regiões do país e outros países do mundo”, avaliou o parlamentar.

Desempenho brasileiro

A delegação brasileira tem se estabelecido entre as equipes mais vitoriosas da WorldSkills. Foi a campeã na edição ocorrida em São Paulo, em 2015. Na edição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017, alcançou o segundo lugar. Em 2019, além das 13 medalhas, a delegação tupiniquim garantiu, ainda, 28 certificados de excelência, em 28 ocupações técnicas profissionais.

Na edição deste ano, 1.354 jovens de 63 países participaram do torneio. O Brasil ficou em terceiro lugar na classificação geral. A China, que sediará a próxima WorldSkills, em 2021, ficou em primeiro lugar. A Rússia, anfitriã do torneio, conquistou a segunda posição.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.