RIO DE JANEIRO (RJ): Bairro do Engenho de Dentro é revitalizado para os Jogos Olímpicos

Região vai receber provas de atletismo e partidas de futebol

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Engenho de Dentro, desde 2007, convive com um legado esportivo: o Estádio Nilton Santos, o Engenhão, construído para os Jogos Panamericanos. Agora, para os Jogos Rio 2016, a estrutura foi modernizada e recebeu reformas nas redondezas para receber os espectadores. Com essa ideia, a Prefeitura do Rio de Janeiro construiu a Praça do Trem. O projeto revitaliza o conjunto de prédios das Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro.. Para o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, os moradores da região também serão beneficiados.

 

SONORA: Alexandre Pinto, secretário de Obras

 

“(O objetivo) Exatamente, é para que as pessoas cheguem e acessem esses locais com bastante segurança e acessibilidade, mas principalmente para que a população que faz o uso, no dia a dia, e as pessoas que moram nessa região tenham uma qualidade de vida melhor.”

 

REPÓRTER: Com 35 mil metros quadrados, a Praça do Trem  recebeu 90 árvores, lâmpadas de LED, calçadas e ciclovias. O espaço para bicicletas, com dois quilômetros de extensão, foi a novidade que mais agradou Ester Lopes, 45 anos, moradora de Quintino e gerente de uma bicicletaria nas redondezas da praça.

 

SONORA: Ester Lopes, gerente

 

“Ajuda sim, ajuda com certeza (o negócio). É mais uma área de lazer. O pessoal da área não tinha esse espaço, hoje ele já tem. Então hoje ele já pode comprar uma bicicleta e ir lá pedalar.”

 

REPÓRTER: A estrutura do bairro de Engenho de Dentro também foi revitalizada para os Jogos. Foram construídos postes com fiação subterrânea, calçadas com acessibilidade e nova pavimentação; novos meios-fios e faixas de alinhamento foram recapeadas. Outras ações importantes para melhorar a vida dos moradores foram manutenção, limpeza e reforço do sistema de captação de águas pluviais, para evitar os alagamentos no bairro. Quem está esperançoso com as melhorias é o dono do Armarinho São Jorge, Antônio Augusto do Carmo, de 58 anos, morador de Engenho há quase meio século.

 

SONORA: Antônio Augusto do Carmo – comerciante

“Fizeram umas obras de águas pluviais, que desse lado (do bairro) tinha muita retenção de água, chegava até a entrar nas lojas. Agora eu acho que vai melhorar.”

 

REPÓRTER: Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, as melhorias trazidas pelos Jogos Olímpicos são importantes para que a cidade avance ainda mais na questão da acessibilidade.

 

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

“Eu acho que o mais importante é que fica a demonstração de que nós precisamos avançar, nas nossas cidades, ainda mais na acessibilidade.”

 

REPÓRTER: Para a reforma da Praça do Trem foram destinados aproximadamente 116 milhões de reais, da prefeitura do Rio. Já o montante investido para as obras de revitalização do bairro foi de 115 milhões de reais, vindos programa municipal Bairro Maravilha.

 

Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.