RIO 2016: Com apoio da família, Caio Bonfim vai representar o Brasil na Marcha Atlética

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma das modalidades mais curiosas do atletismo é a Marcha Atlética. No esporte, os atletas precisam caminhar de modo com que um dos pés esteja sempre em contato com o chão. A perna que avança também deve estar reta. Por conta disso, os atletas precisam requebrar o quadril para executar um movimento de desvio para o outro lado. Os ombros também são exigidos e acompanham o deslocamento do quadril.
Nos Jogos Olímpicos, a modalidade é disputada pelos homens desde 1908 e entre as mulheres desde 1992. Um dos grandes nomes do esporte no Brasil é brasiliense Caio Bonfim. O atleta, de 25 anos, que vai representar o país nos Jogos Rio 2016, tem a marcha atlética no sangue. A mãe de Caio, Gianetti Bonfim foi marchadora de destaque, encerrando a carreira com sete títulos do Troféu Brasil e oito da Copa Brasil de Marcha. Gianetti conta que por conta disso, Caio nasceu e cresceu no meio do esporte.

SONORA
: Gianetti Senna, mãe
“Ele nasceu no meio. Então, desde bebe a gente vinha para as competições, eu ia competir, ele ficava no carrinho e a galera ficava cuidando dele. E, ele cresceu nesse meio, não tinha como não ser influenciado”.

REPÓRTER
: Quem também influenciou na carreira de Caio foi o pai João Senna. Ele é o técnico do filho desde que ele era pequeno. João fala sobre o dia a dia com Caio.

SONORA: 
João Senna, pai
“A todo o momento, nós passamos para ele a questão do treinamento, melhorar a técnica, fazer o possível para que sua marcha seja irrepreensível para que os árbitros possam ver ele marchando e possam dizer, ele é um bom marchador”.

REPÓRTER
: Com todo esse apoio vindo de casa, Caio Bonfim tem conseguido resultados expressivos no esporte. O atleta foi medalhista de ouro do Sul-Americano de Marcha e também alcançou a medalha de bronze nos 20 km no Pan-americano de Toronto. Caio Bonfim afirma que a força da família tem sido muito importante para a carreira, no entanto, ele garante que se não fosse o apoio do programa Bolsa Atleta do ministério do Esporte, ele não teria alcançado tantos resultados.

SONORA: Caio Bonfim, atleta
“Se eu to aqui hoje é por causa da Bolsa atleta. Por muitos anos foi o único incentivo que eu tive, então eu sou grato a esses investimentos do meu país. Por que, eu consegui, quando era juvenil ser segundo do mundo. A bolsa atleta me ajudou a estar nos jogos Pan-americanos, a estar em Londres 2012, então, hoje ainda faz parte desse investimento, dessa valorização, então ajudou a construir a minha carreira”.

REPÓRTER
: As provas da Marcha Atlética nos Jogos Rio 2016 vão acontecer entre os dias 12 e 19 de agosto. No dia 12 será a prova de 20 quilômetros masculina. A prova dos 50 quilômetros também masculina será no dia 19. Caio Bonfim está classificado para ambas as disputas. A prova feminina da Marcha Atlética também ocorre no dia 19 de agosto.
Com informações da TV NBR, reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.