• Data de publicação: 30 de Abril de 2020, 03:00h
LOC.: A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início em março deste ano em todo o país. O Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A meta da pasta é vacinar, durante este período, pelo menos 90% de cada um dos grupos que apresentam maior risco de adoecer e desenvolver complicações. A campanha ocorre até o dia 22 de maio.
Mas afinal, quais são os sintomas da gripe? A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, explica.
TEC./SONORA: Coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana
“A gripe geralmente começa com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, o nariz escorrendo, e também pode apresentar tosse seca. A febre é o sintoma mais importante da gripe, dura em torno de três dias e os sintomas respiratórios, como a tosse, vão se tornando mais evidentes com a progressão da doença e geralmente duram de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.”
LOC.: Muitas vezes, por causa dos sintomas em comum, a gripe pode ser confundida com outras viroses respiratórias, como o resfriado, lembra a coordenadora.
Em alguns casos a gripe pode evoluir para pneumonia, levando à internação hospitalar e até a morte.
Em todos os estados o número de postos de vacinação foi ampliado para evitar aglomeração, como orienta o Ministério da Saúde na prevenção à Covid-19. Em caso de fila, as pessoas devem manter distância de dois metros umas das outras. Ainda a higienização das mãos é de grande importância.
Se você está dentro dos grupos prioritários, não deixe de se vacinar. Procure um posto de saúde mais próximo. Para mais informações, acesse saude.gov.br/vacinabrasil. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.