MINUTO DA SAÚDE: Estoque de inseticida utilizado no combate a Dengue, Zika e Chikungunya está abastecido até 2019

Agência do Rádio

• Data de publicação: 19 de Dezembro de 2017, 22:30h

Provavelmente você já viu algum veículo espalhando inseticidas pelas ruas de sua cidade. Conhecido por fumacê, a nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências é utilizada no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion. Sua forma é diferente dos inseticidas encontrados em supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os estados, que, por sua vez, repassam aos municípios. No fim de novembro, o estoque de malathion contava com 1.269.020 litros. O diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Márcio Henrique Garcia, afirma que o estoque do produto está bem abastecido.

Márcio Henrique Garcia, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.

“Tranquilamente, até o verão de 2019. Esse é o estoque que a gente tem. Claro, vai depender da situação epidemiológica vigente, mas o fato é que a gente tem estoque para atender todo o enfrentamento do próximo ano. Como o ministro já falou, a gente tá fazendo as devidas alterações, apesar de ser um produto liberado pela Organização Mundial de Saúde. Então, de toda forma, ele é um produto, hoje, permitido para uso e só por isso o Brasil utiliza.”

O fumacê tem ação temporária e pontual. A melhor forma de combate ao mosquito continua sendo a destruição de criadouros. Portanto, se você visualizar algum foco propício para a reprodução do mosquito, derrame a água e limpe o local. Participe também e lembre-se que um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

#combateaedes

 

Continue Lendo





Receba nossos conteúdos em primeira mão.