• Data de publicação: 19 de Maio de 2020, 16:04h
LOC.: A evolução do termômetro fez com que o equipamento possa identificar, por meio de sensores, a temperatura sem a necessidade de encostar no corpo de uma pessoa. E, no atual momento da pandemia, o termômetro por infravermelho passou a ser amplamente usado em locais onde a circulação de pessoas é maior e necessário como, por exemplo, supermercados, feiras, fábricas, hospitais e rodovias.
Então, como forma de apoiar a sociedade no combate à pandemia, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) elaborou um guia com orientações sobre a melhor forma de usar os termômetros infravermelho para medições de temperatura humana, como explica o chefe do Setor de Medição de Grandezas do Inmetro, Flávio Santana.
TEC./SONORA: Chefe do Setor de Medição de Grandezas do Inmetro, Flávio Santana.
“Elaborar instruções gerais de como os termômetros clínicos de infravermelho devem ser utilizados, pois eles só se tem uma utilização satisfatória e resultados confiáveis desde que utilizados corretamente e desde que seguidas as instruções contidas nos manuais que acompanham os aparelhos. As amostras nós conseguimos através das importadoras que comercializam esses aparelhos.”
LOC.: E, na outra ponta dessa história, temos diversos profissionais de saúde e segurança que estão utilizando com frequência esse aparelho, para verificar a temperatura da população. Um desses exemplos é o major Johm do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e que chefia as equipes que realizam o monitoramento da população em locais de maior concentração de pessoas. O militar acredita que esse equipamento tem ajudado a combater a doença sem colocar as equipes em risco.
TEC./SONORA: Major Johm, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
“As equipes têm atuado com uma câmera térmica configurada para verificar a diferença entre a temperatura normal do corpo humano e a temperatura febril. Quando você apontar a câmera, vai aparecer uma coloração diferenciada para uma pessoa que apresentar uma temperatura mais elevada e caso seja verificado com essa câmera que alguma pessoa está apresentando esse desvio de temperatura a equipe se aproxima com o termômetro infravermelho para aferir a temperatura. Se a pessoa estiver com febre, ela é encaminhada para os cuidados médicos.”
LOC.: Algumas das orientações do documento elaborado pelo Inmetro são a leitura completa do manual que vem com o aparelho, a limpeza e conservação de cada equipamento, a distância correta para uso do termômetro, entre outros. O guia completo de orientações para melhor utilização do termômetro infravermelho pode ser acessado pelo site do INMETRO https://www4.inmetro.gov.br/.