CARIACICA (ES): Mais de 74% da população não sabe como tratar a Tuberculose

Você sabia que, apesar de secular, a Tuberculose ainda acomete milhares de brasileiros? E continua matando, se não for tratada. O que mais preocupa é que, de acordo com pesquisa realizada ano passado, pela Universidade Federal Fluminense, mais de 74% da população brasileira não sabe como tratar da doença. No Espírito Santo, o índice de incidência da Tuberculose, em 2017, foi de 25 a cada 100 mil habitantes, número menor que a média nacional, que é de 33,5. Mesmo assim, os moradores de Cariacica devem ficar atentos. No mesmo ano, a cidade registrou 120 novos casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Por isso fique ligado nos sintomas. A coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Ana Paula Costa, esclarece quais são os primeiros que aparecem.

“O sintoma principal dela é uma tosse. É a tosse por mais de três semanas. Outras doenças respiratórias também podem apresentar tosse. Só que o diferencial da Tuberculose é que é uma tosse persistente, por mais de três semanas, que pode vir acompanhada, ou não, de catarro. O paciente, geralmente, apresenta uma febre baixa, no finalzinho da tarde. Ele fica muito desanimado. Muito cansado pra fazer mínimos esforços. Tem um emagrecimento importante e ele apresenta suores. A gente fala sudorese noturna, de molhar uma cama.”

É isso, pessoal. Sentiu algum desses sintomas? Corre para uma unidade de saúde mais próxima. Não custa nada fazer um check-up na saúde, não é mesmo? Lembre-se: se for diagnosticado com Tuberculose, a doença tem cura, desde que o tratamento seja feito até o final, como alerta o médico do programa de Tuberculose de Cariacica, Ivan Cléber.

“A gente orienta bastante que esse bacilo. já está há mais de cinco mil anos convivendo com o ser humano. Então, a intenção do bacilo não é matar o paciente e sim se aproveitar dele. Então, ele tem algumas artimanhas. Se esconde. Por isso o tratamento é tão prolongado. Você só consegue cura com seis meses de tratamento.”

Se o paciente abandonar o tratamento, antes do recomendado pelos médicos, além da doença voltar, ela vem com sintomas mais fortes. E o pior, a medicação básica já não vai fazer mais efeito, e essa pessoa terá de tomar remédios mais fortes e por um período maior. Ajude a deixar essa história no passado. Tuberculose tem cura. Todos juntos contra a Tuberculose. Para mais informações acesse saude.gov.br/tuberculose.

#TBtemCura

Continue Lendo





Receba nossos conteúdos em primeira mão.