• Data de publicação: 16 de Janeiro de 2019, 03:00h
Por Pedro Marra
Uma indústria econômica e sustentável é o que muitas empresas almejam atualmente com o avanço das novas tecnologias. Pensando nisso, oito alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Bauru (SP), criaram a Tocha WeldOne com o objetivo de reutilizar o gasto de arame após o processo de soldagem MIG/MAG, que apesar de ser bastante utilizado na indústria, é muito custoso. Após um ano de produção, quatro desses jovens apresentaram o produto em julho de 2018 na Mostra Inova do SENAI, em Brasília.
O professor Erick Santos foi o orientador da equipe e explica como funciona o produto. “O objetivo inicial do produto é conseguir reduzir o gasto de arame que fica sobrando após o término de cada cordão de solda. Quando um soldador está soldando, ele aperta um gatilho. Toda vez que ele termina uma solda, fica sobrando na frente da tocha aproximadamente 25mm de arame. E hoje, esse arame é descartado”, explica.
Erick também conta o diferencial da ideia. “Com o nosso projeto, você não vai mais precisar descartar esse arame. Você vai apertar um botão, que foi desenvolvido por nós, e esse botão vai acionar o motor do tracionador do arame no sentido reverso, fazendo a economia desses 25 mm”.
O estudante Ian de Freitas, de 21 anos, participou do projeto por um ano e meio na montagem das máquinas. Ele se formou no curso técnico de eletricista de manutenção eletrotécnica, e hoje, Ian já trabalha na área como eletricista numa empresa de médio porte no ramo das baterias.
Ele explica os benefícios sustentáveis da Tocha WeldOne para a indústria. “A WeldOne permite você ter um controle maior sobre o processo de soldagem. Você reduz os desperdícios e aumenta o seu lucro. Você pode inserir em várias máquinas do tipo MIG/MAG”, esclarece.
Para Ian, “um dos maiores benefícios para a sociedade é que como você está tendo uma economia de insumos na hora da produção, menos material vai ser gerado e menos matérias-primas vão ser necessárias (serem) extraídas da natureza”, opina.
Revenda
A Tocha WeldOne ainda rendeu ao SENAI de Bauru (SP) parcerias com revendedores. Duas empresas já fecharam negócio. Metalúrgicas, fabricantes de solda e soldadores são o foco de revenda do produto, que reduz o custo em até 10%, o que melhora a ergonomia e a segurança dos soldadores. Para quem se interessar na compra, o produto custa R$ 270.
Para se ter uma ideia, o estado de São Paulo possui mais de 90 mil empresas de transformação, que rendem cerca de R$ 5 milhões por ano à indústria. Essas e outras informações estão presentes no vídeo abaixo, onde há como conferir uma breve explicação sobre a Tocha Weld Onde.
O projeto foi destaque na categoria produto inovador, que reúne novos materiais, alimentos, equipamentos tecnológicos e ferramentas. No total, o estado de São Paulo participou com oito projetos na etapa nacional do Mostra Inova 2018.
Continue Lendo
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev