LOC.: Dos dias 26 de agosto a 3 de setembro, o Rio Grande do Sul receberá a 46ª edição da Expointer no Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio. A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul espera igualar ou superar os resultados do ano anterior, quando a Expointer teve R$ 7,1 bilhões em negócios e atraiu cerca de 773 mil visitantes.
Em nota, a secretaria informou que a Expointer gera aproximadamente 30 mil empregos, entre diretos e indiretos e é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Esta edição deve contar com cerca de 1,4 mil expositores. Além dos trabalhadores para o período de feira, há uma grande movimentação e contratação de mão de obra na pré-Expointer para montagem e organização dos espaços.
O economista Renan Gomes destaca que grandes eventos como este visam introduzir novas tecnologias, equipamentos e informações aos produtores rurais. Essa conexão entre fabricantes de equipamentos e produtores agrícolas é fundamental para disseminar conhecimento e promover maior eficiência na produção.
TEC./SONORA: Renan Gomes - economista
"Esse tipo de evento, bem como outros eventos de grande porte, aproximam os produtores das mais recentes tecnologias no mercado, melhorando os índices de produtividade. Eles também atraem pessoas e empresas de outros estados, impulsionando a economia local, incluindo setores como hotelaria e serviços. Portanto, são essenciais para a geração de renda".
LOC.: A Secretaria destacou que o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil recebeu diversas melhorias este ano, como reformas em pavilhões, expansão do estacionamento e atualizações na infraestrutura. Além disso, foram feitos investimentos em acessibilidade, incluindo calçamento de ruas, construção de rampas e a instalação de um elevador no prédio administrativo, facilitando o acesso ao auditório do segundo andar.
Reportagem, Sophia Stein