PRESIDENTE PRUDENTE (SP): Cidade é a primeira de São Paulo a receber a Tocha Olímpica

Chama chega nesta segunda (27)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A semana em Presidente Prudente começa agitada, com a chegada da tocha já na segunda-feira (27). A cidade é a primeira do estado de São Paulo a receber o maior símbolo dos Jogos Olímpicos. O revezamento começa às cinco horas da tarde, saindo da rotatória do Cristo, na Avenida Manoel Goulart.
 
Quarenta e uma pessoas farão o percurso de oito quilômetros pelas ruas da cidade, entre elas, Lorivalter Gonçalves, de 60 anos. Praticante de esporte desde criança, há sete anos o empresário colabora com um projeto social que incentiva a prática de atividades físicas para pessoas com deficiência. Por isso, Lorivalter foi escolhido para carregar a tocha.
 
SONORA: Lorivalter Gonçalves, empresário
“Para mim foi uma das grandes surpresas da minha vida. Não nunca esperava por isso. Não trabalhei em função disso, não pensando nisso. Foi um dos maiores presentes que eu ganhei. A emoção é muito grande, a ansiedade está muito grande. É um momento único na vida”.
 
REPÓRTER: O percurso tem como ponto final o Parque do Povo, na Avenida 14 de Setembro. Para animar os espectadores no local, a partir das quatro da tarde, diversas apresentações musicais e culturais estão na programação. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, lembra que a passagem da chama pelas cidades brasileiras tem sido comemorada com muita emoção.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender”.
 
REPÓRTER: O ministério do Esporte fez investimentos para impulsionar o esporte em Presidente Prudente. Um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com investimento de quase três milhões e meio de reais, já está em construção na cidade. Mais de 11 milhões de reais foram destinados para a reforma do Centro de Atletismo da Universidade Estadual Paulista, a Unesp. Dezoito atletas da cidade recebem o patrocínio do Bolsa Atleta, em investimentos que ultrapassam 260 mil reais ao ano. Mauro Vinícius Hilário, do atletismo, é beneficiário do Bolsa Podio. 
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.