LOC.: Termina nesta sexta-feira (24) o prazo de inscrição da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O estudante que está interessado em conquistar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior, deve entrar no site do Portal Único de Acesso para realizar a inscrição. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 28 de fevereiro.
Para o professor da rede estadual de ensino Adonias Freitas, o aluno deve ficar atento às notas de corte parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.
TEC./SONORA: Adonias Freitas, professor.
“É importante que o candidato acompanhe sua nota de corte com mais frequência, uma vez que o processo durará 8 dias. Nesse caso, convém acompanhar com mais atenção, perceber e analisar com muito mais frequência a sua nota de corte, porque pode acontecer de determinado dia o candidato estar dentro do número de vagas e no dia seguinte ele estar bem distante”.
LOC.: Para os estudantes que não forem contemplados na chamada regular do Sisu, o prazo para manifestarem o interesse na lista de espera será de 28 a 8 de março. O professor alerta para o cuidado ao escolher a 1ª e a 2ª opção de curso.
TEC/SONORA: Adonias Freitas, professor
“É preciso ter muito cuidado porque se o estudante for selecionado na segunda opção, ele perde a oportunidade de participar da primeira opção. Então é interessante que tanto na primeira opção quanto na segunda, fazer uma escolha que esteja alinhada com o seu projeto, com a sua real intenção”.
LOC.: O período de matrículas da primeira chamada do Sisu 2023 vai ser de 2 a 8 de março. Segundo o Ministério da Educação, este ano o programa está ofertando mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas de ensino superior participantes, sendo 63 universidades federais.
Reportagem, Landara Lima.