Brasil - Pernambuco·23 de dezembro de 2024

Pernambuco tem inscrições abertas para interessados em lançar rádios comunitárias

Com as novas rádios, a população local será beneficiada com mais acesso à informação e entretenimento

Por Redação Brasil 61
Ouvir · 00:01:43

(Foto: Pablo Le Roy/MCom)

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março de 2025 o prazo para que fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 14     municípios de Pernambuco enviem as propostas. No total, estão abertas inscrições em 795 municípios de 21 estados. Com as novas rádios, a população local será beneficiada com mais acesso à informação e entretenimento. 

A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, explica a importância das rádios comunitárias para a democratização do acesso à informação. 

"As rádios comunitárias têm um papel muito bacana, porque não só dão uma notícia do Brasil inteiro, [divulgam] muitas questões do governo federal, ações importantes de cidadania, de conteúdo de utilidade pública. As rádios também trazem aquela informação daquela comunidade local, daquela cultura local, um artista local. A gente sabe que em algumas áreas mais afastadas não têm rádio, não têm nenhum meio de comunicação e, às vezes, é muito mais fácil chegar [à população] com uma rádio comunitária."

O edital nº 186/2024, publicado na edição de 14 de outubro no Diário Oficial da União, faz parte do Plano Nacional de Outorgas, lançado em 2023, e apresenta o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.

A expectativa é que 100% dos municípios do país tenham pelo menos uma emissora de radiodifusão comunitária. 

SOBRE

Redação Brasil 61

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Pernambuco

Ver editoria completa
Ceará21 de outubro de 2026

Pernambuco muda endereço de oito seções e afeta 2.914 eleitores no 2º turno

Transferências ocorrem em Buíque, Floresta e Tacaimbó; haverá transporte para os eleitores atingidos pela mudança em Tacaimbó

Agricultura07 de outubro de 2026

Seca ameaça safra da agricultura familiar em mais de 190 municípios do país

Balanço de setembro de 2026 aponta mais de 190 municípios em situação crítica devido à estiagem, afetando diretamente as culturas de milho e feijão de sequeiro

Turismo29 de junho de 2026

Petrolina inova no São João com gastronomia que vai do tradicional bode ao sorvete exótico

Quarto episódio da série do Ministério do Turismo desembarca no Bodódromo e mostra como a culinária local atrai milhares de visitantes e movimenta R$ 325 milhões

t-page