Data de publicação: 13 de Maio de 2023, 04:00h, atualizado em 12 de Maio de 2023, 23:59h
LOC.: Segundo dados do Ministério da Economia, Secex, as exportações de sucata ferrosa atingiram mais de oitenta e duas mil toneladas, 14,7% superior em relação ao mesmo mês de 2022.
Porém, a expectativa é de que haja uma queda expressiva em maio, em função da menor atratividade com a baixa nos preços no exterior e uma taxa de câmbio desfavorável.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2023, as vendas externas alcançaram duzentos e cinquenta mil toneladas, um aumento de 30,5% aos mesmos meses de 2022.
O presidente do Instituto Nacional da Reciclagem, Clineu Alvarenga, entende que empresas com atividades suspeitas, sem alvará de funcionamento, licenças ambientais e muitas vezes sequer locais definidos, sonegam impostos para levar vantagem de forma desleal no mercado, vendendo sucatas metálicas para indústrias de transformação.
Para debater os interesses do setor no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil, que reúne mais de 209 deputados federais, será reinstalada no próximo dia 18.
Com informações da Revista Brasil Mineral, reportagem Sophia Stein