
Voltar
LOC.: Desde 2010, quase QUATRO MIL empresas de São Paulo foram beneficiadas pelo Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
Esse número pode aumentar ainda mais. Isso porque, recentemente, as regiões do ABC Paulista e da Baixada Santista também ganharam um núcleo do programa. O evento de lançamento foi realizado no último dia 31 de outubro, na Escola SENAI Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul.
Segundo o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, a iniciativa visa ampliar a capilaridade do PEIEX no estado e levar a cultura exportadora a mais regiões industriais do país. Na avaliação dele, trata-se de uma oportunidade para os pequenos negócios evoluírem dentro e fora do Brasil.
TEC./SONORA: Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil
"Um país que exporta tem melhores empregos. É um país que tem renda mais alta, que ocupa um espaço no mercado global, produzindo mais e produtos de melhor qualidade. Nós sempre achamos que exportar era coisa para grande, mas isso não é verdade. Pequenos negócios conseguem exportar produtos de altíssima qualidade, com um valor agregado altíssimo e, com isso, desenvolvem o país.”
LOC.: A ação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae-SP e a Faculdade Sebrae. Inicialmente, o programa pretende atender TREZENTAS E CINQUENTA empresas das duas regiões. O lançamento do novo núcleo integra a meta de chegar a mais de DUAS MIL E QUATROCENTAS empresas qualificadas no estado de São Paulo até 2027.
Os investimentos devem chegar a VINTE E UM MILHÕES DE REAIS.
A cerimônia de lançamento também contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, ele reforçou a importância de estimular as micro e pequenas empresas a participarem do comércio internacional.
TEC./SONORA: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
“A missão é fazer mais empresas exportarem. O PEIEX está voltado ao ABC Paulista e à Baixada Santista, então vamos procurar estimular ainda mais a exportação.”
LOC.: O PEIEX foi criado em 2004 com o intuito de oferecer capacitação gratuita e personalizada para empresas que pretendem iniciar ou aprimorar suas exportações. Até o momento, a iniciativa já qualificou mais de TRINTA MIL empresas do Brasil. Juntas, essas companhias foram responsáveis pela exportação de aproximadamente TRÊS BILHÕES E MEIO DE DÓLARES entre 2017 e 2023.
Reportagem, Marquezan Araújo