
Voltar
LOC.: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, e o Ministério das Relações Exteriores encerraram, no último domingo, a missão ao Sudeste Asiático.
A agenda incluiu o Fórum Empresarial Indonésia–Brasil, em Jacarta, e a Cúpula Empresarial Brasil–Malásia, em Kuala Lumpur. Os encontros contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e empresários.
O objetivo foi ampliar as parcerias nas áreas de energia, inovação, agronegócio e tecnologia, fortalecendo a cooperação entre o Brasil e os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático, a ASEAN.
Durante o Fórum Indonésia–Brasil, foi assinada uma parceria entre a Indonesia Energy Corporation, a Aguila Energia e a ApexBrasil. O acordo prevê dois projetos-piloto de geração híbrida de energia, combinando gás natural e energia solar, nas cidades de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Araçás, na Bahia. Os investimentos podem chegar a DEZ BILHÕES DE REAIS, com capacidade de até 400 megawatts.
Ainda em Jacarta, foram firmados sete novos memorandos de entendimento em áreas como agricultura, energia, ciência e tecnologia. Um deles, entre a ApexBrasil e a Câmara de Comércio e Indústria da Indonésia, prevê ações para promover inovação, sustentabilidade e empoderamento feminino no comércio internacional.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a parceria com a Indonésia reflete o novo momento do Brasil como protagonista na transição energética e na economia digital. Viana afirmou que a aproximação entre as duas economias do Sul Global abre caminho para projetos inovadores, sustentáveis e estratégicos.
TEC./SONORA: Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
“Nós vamos fazer um plano de trabalho com um calendário de encontros entre empresárias e empresários brasileiros e da Indonésia, porque, dessa maneira, nós acreditamos que vamos pôr em prática o desejo dos dois presidentes, desses dois líderes [Lula e Prabowo Subianto] . Há muitos conflitos no mundo, mas o Brasil está num ambiente muito ajustado para receber investimentos e para ter promoção a partir das empresas brasileiras.”
LOC.: Durante a Cúpula Empresarial Brasil-Malásia, por sua vez, foram realizadas reuniões de alto nível entre CEOs e lideranças do setor privado de ambos os países, incluindo representantes da Embraer e da Malaysian Flour Mills.
Jorge Viana destacou o avanço das exportações brasileiras para a Malásia neste ano. Segundo ele, houve crescimento nas vendas de café, milho, carne bovina e celulose.
A Malásia também vem ampliando seus investimentos no Brasil, com quatro novos projetos e a instalação de um centro de pesquisa da Petronas em Contagem, Minas Gerais.
Para a ApexBrasil, a missão na Indonésia e na Malásia reforça o compromisso de fortalecer o diálogo econômico e o comércio sustentável com os países do Sudeste Asiático.
O processo de aproximação teve início em 2012, com a adesão do Brasil ao Tratado de Amizade e Cooperação da ASEAN, e foi consolidado em 2023, com a criação da Parceria de Diálogo Setorial Brasil–ASEAN.
Estudos da ApexBrasil demonstram que há um grande potencial no desenvolvimento das relações econômicas do Brasil com os chamados Novos Tigres Asiáticos – Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Em 2024, o Brasil exportou QUATRO BILHÕES E TREZENTOS MILHÕES DE DÓLARES para a Malásia e outros QUATRO BILHÕES E MEIO para a Indonésia, mantendo superávit com os dois países.