TRÊS RIOS (RJ): Após ter Dengue durante período de resguardo, mãe se esforça para evitar doença em filho

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Três Rios registrou 514 casos de Dengue neste ano. Um desses casos aconteceu com a manicure Camila Conceição, de 23 anos. Ela conta que contraiu a doença durante o período de resguardo após a gravidez do primeiro filho, e que a doença dificultou até a alimentação da criança.

TEC/SONORA: Camila Conceição, manicure

“Assim, eu não pude ficar com ele, porque estava com Dengue.Não podia amamentar e minha mãe me ajudava muito. Fiquei um tempo doente, mas depois consegui voltar a cuidar dele direitinho.”

 LOC: A manicure relata que sentiu dores de cabeça, no corpo e muita febre e, após a doença, passou a ficar mais atenta em possíveis focos do mosquito próximos à sua residência. Moradora da Vila Isabel, um dos bairros que recebeu reforço nas ações contra a Dengue na cidade, ela conta que percebeu a displicência dos vizinhos na hora de cuidar das residências. 

TEC/SONORA: 
Camila Conceição, manicure

 “Olha, eles deixam muitos baldes de água, coisas que podem acumular água. Quintal com muito mato, que não limpam, e que pode dar o mosquito da Dengue e a gente não ver.”

LOC: Preocupada com o filho pequeno que tem em casa, Camila não quer facilitar para o mosquito. Observando o descaso dos vizinhos, a manicure faz a sua parte para evitar que o mosquito nasça no próprio quintal.

TEC/SONORA: Camila Conceição, manicure

 “Sim, antes eu já tinha cuidado, depois da doença, passei a ter mais ainda. Planta, não coloco mais aquela água, deixo com areia. Balde, tanque, não deixo mais de um dia cheio, e janela, eu uso sempre aquela tela por causa do mosquito, porque eu tenho medo, por conta do meu filho. É horrível a Dengue.”

LOC: Não permita que outras crianças estejam sob o risco do contágio por Dengue, Zika ou Chikungunya. Você tem dúvidas se a sua casa pode ser um criadouro? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar essa situação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.