Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Região Sul tem eleição tranquila no segundo turno

Apenas 45 urnas foram substituídas nas oito cidades que ainda concorriam ao pleito

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com apenas oito cidades concorrendo ao pleito no segundo turno, a Região Sul fechou o domingo de votações com poucas ocorrências. Ao todo, 45 urnas apresentaram defeitos durante os votos e precisaram ser substituídas, a maioria, 31, no Rio Grande do Sul, onde quatro cidades, além da capital Porto Alegre, ainda elegiam seus gestores. 

Em Santa Catarina, nos dois municípios que seguiam na disputa, Blumenau e Joinville, 12 unidades foram trocadas e no Paraná, onde só a cidade de Ponta Grossa precisou do segundo turno, duas urnas foram substituídas. 

Entre as ocorrências registradas em todo País, o Ministério da Justiça contabilizou, de meia noite de sábado (29) até às 19h deste domingo, 83 crimes eleitorais de boca de urna, 12 compras de voto, cinco ocorrências de concentração de eleitores, 97 casos de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral, 48 situações de desordem que pudessem prejudicar o processo eleitoral, além de um caso de falsidade ideológica, um caso de fake news, dois casos de transporte de eleitores e sete casos de obstrução do direito ao voto. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.