RADIONOVELA: Matematicamente mais forte contra a gripe

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

[Sirene de intervalo da escola soa. Barulhos de alunos saindo das classes. Dois professores se encontram no corredor].

PROFESSOR BIOLOGIA: Fala, Pitágoras! Como foi sua aula de hoje?

PROFESSOR MATEMÁTICA: Grande Darwin! Foi bacana. Meus alunos aprenderam a gostar de matemática. E agora estão entendendo tudo de primeira. E na sua classe de biologia, como foi?

PROFESSOR BIOLOGIA: Sabe como é. Eles são bons alunos. Mas vez ou outra ficam dispersos. Daí eu conto uma piada para prender a atenção deles de novo.

PROFESSOR MATEMÁTICA: E qual foi a piada de hoje?

PROFESSOR BIOLOGIA: Foi a seguinte: por que o vírus só conversa pessoalmente com a célula?

PROFESSOR MATEMÁTICA: Não faço ideia Darwin...

PROFESSOR BIOLOGIA: Porque ele não tem estrutura celular. [Os dois professores gargalham].

PROFESSOR MATEMÁTICA: Por falar em vírus, Darwin, ouvi dizer que, a partir deste ano, os professores também vão poder tomar a vacina da gripe.

PROFESSOR BIOLOGIA: É isso mesmo. Só ir ao posto de saúde, se identificar como professor e tomar a vacina.

PROFESSOR MATEMÁTICA: Ah, estatisticamente, isso vai ser muito bom. Não só para nos proteger como para proteger os alunos.

PROFESSOR BIOLOGIA: É Pitágoras, de estatística você entende muito mais do que eu. Quanto mais gente vacinada, menores são as chances do vírus circular. Assim, mesmo aqueles que não foram vacinados, como os nossos alunos, acabam ficando protegidos já que a chance de se exposição ao vírus é menor.

PROFESSOR MATEMÁTICA: Pois é... Nós que temos contato com mais de trezentos alunos por semana ficamos muito expostos. E mais, poderíamos passar a gripe para vários alunos se ficarmos doentes. Mas voltando as piadas, eu tenho uma para você... O que o Chaves disse quando recebeu o resultado da prova de matemática? [Som em fade out no meio da piada].

NARRADORA: A vacina para gripe estará disponível para os professores de 17 de abril a 26 de maio. As doses estarão nas mais de 36 mil salas de vacina espalhadas por todo Brasil. Se você é professor, procure o posto de saúde mais próximo e receba a sua dose. Qualquer dúvida acesse www.saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.