PIAUÍ: Mobilização contra Aedes aegypti nas escolas será permanente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As escolas piauienses estão em campanha permanente de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. De acordo com a secretaria de educação estadual, professores e alunos vão receber orientações sobre combate ao mosquito dentro das escolas. A intenção é informações repassadas aos alunos sejam praticadas, também, dentro de casa. Essas ações foram anunciadas pela secretária de educação, Rejane Dias, durante o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, na última sexta-feira. Em visita ao Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, em Teresina,  o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, conversou com os estudantes sobre a necessidade de mobilização contra o mosquito. Pansera lembrou que o Brasil já enfrentou outras doenças graves  e conseguiu superar. Para ele, com o Aedes aegypti não será diferente.

 

 

SONORA: Celso Pansera, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

 

"A nossa obrigação é combater o mosquito e eu estou aqui falando para jovens, estudantes e profissionais da educação, pessoas que, tem uma injunção muito grande na vida das famílias, no dia a dia das famílias, têm influçencia não só dentro dos muros das escolas, mas pra toda a sociedade. Pessoas que que têm como dialogar na igreja, dialogar no clube, dialogar no seu grupo de amigos, dialogar no sindicato e ajudar no convencimento da importância desse momento, de combater o mosquito."

 

REPÓRTER: Já o ministro da Saúde, Marcelo de Castro, em evento em Brasília, ressaltou a importância da população se mobilizar contra o mosquito.

 

 

SONORA: Marcelo de Castro, ministro da Saúde

 

"O mais importante, o indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança de que nós poderemos vencer o mosquito? Primeiro: é que nós já o vencemos no passado. Segundo: vários exemplos, inúmeros exemplos de várias cidades do Brasil, que a sociedade junto com o poder público se mobilizaram e conseguiram controlar e conseguiram praticamente eliminar o mosquito."

 

 

 

REPÓRTER: Mais informações sobre o Aedes Aegypti, Zika Vírus, Dengue, assim como as prevenções, podem ser encontradas na internet, no endereço www.combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.