PERNAMBUCO: Autonomia da PF está entre reivindicações da população do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 150 mil pessoas estiveram nas ruas de Recife e em várias cidades de Pernambuco, como Garanhuns e Petrolina, para protestar contra o governo Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores, neste domingo. Os números são da Polícia Militar. Entre as reivindicações cobradas durante os protestos, os pernambucanos pediram a autonomia da Polícia Federal. A instituição é vinculada ao ministério da Justiça e as ações deflagradas contra a corrupção podem sofrer com influências políticas como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal, Doutor Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“Há uma parcela considerável dos detentores do Poder que já manifestaram sua vontade de controlar a Polícia Federal. Então se, nós não agirmos agora, nesse momento e alterar a Constituição para que, a gente proteja a Polícia Federal de interferências políticas pode ser que daqui a um mês, um ano ou dois anos, nós não mais tenhamos uma Polícia Federal como a gente conhece hoje.”
 
REPÓRTER: A autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal está prevista em um Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412 como é conhecido, que precisa ser aprovado no Congresso Nacional. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e não tem data para ser votado. Para que a PEC 412 seja aprovada logo, a ADPF iniciou uma campanha nacional de mobilização. Uma carta do povo brasileiro vai ser entregue aos parlamentares com cerca de dois milhões de assinaturas em favor da autonomia da PF. A população pernambucana deve assinar a carta para garantir que as ações da Polícia Federal não parem como ressalta a delegada de Polícia Federal, em Pernambuco, Doutora Andrea Albuquerque.
 
SONORA: Delegada de Polícia Federal em Pernambuco, Andrea Albuquerque
 
“A população de Pernambuco normalmente é muito engajada com a Polícia Federal. Eles vêm acompanhando nosso trabalho que fazemos lá. Eu tenho certeza que também eles vão dar total apoio e irrestrito às ações da polícia. Até porque, uma polícia forte reflete uma sociedade forte.”
 
REPÓRTER: A carta do povo brasileiro a favor da autonomia da Polícia Federal está publicada na internet. Qualquer pessoa pode ter acesso e assinar o documento que pede a aprovação da PEC 412 no Congresso Nacional. O endereço é o adpf.gov.br
 
Reportagem, Cristiano Carlos  

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.