MINUTO DA SAÚDE: Saiba como cuidar das garrafas para não se tornar um criadouro do mosquito

No caso das garrafas, é muito importante que elas estejam protegidas e guardadas em ambientes fechados

Salvar imagem

LOCOs principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya são recipientes jogados na rua pelas pessoas, como as garrafas de refrigerante, por exemplo.

Com a chegada das chuvas, eles acumulam água, o que é ideal para a proliferação do mosquito. No caso das garrafas, é muito importante que elas estejam protegidas e guardadas em ambientes fechados, como explica o
 agente de combate de endemia, Wellington Tristão da Rocha.

TEC/SONORAWellington Tristão da Rocha, agente de combate de endemias

“Com relação às garrafas, a gente recomenda coloca-las em ambiente fechado, mas se não for possível, que o gargalo destas garrafas sejam voltadas para baixo... porque muitas das vezes as pessoas esquecem estas garrafas no quintal, elas ficam com o gargalo para cima, que vulgarmente a gente chama de boca para cima e acaba que vem o período chuvoso, enche estas garrafas de água e elas se tornam um criadouro. O correto, realmente, é guardar estasgarrafas em ambientes fechados, onde não vai chover, ou se não for possível, virar o gargalo destas garrafas para baixo, evitando a entrada de água nestes recipientes e assim evitando este tipo de criadouro”.


LOC: 
Eliminar os focos do mosquito é a melhor forma de combater o problema. Se cada um dos brasileiros utilizar uma parcela do seu tempo diariamente, inspecionando o próprio ambiente doméstico e de trabalho, o combate vai ter êxito. 

Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site 
saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.