MINUTO DA SAÚDE: Infectologista da Fiocruz explica características da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Chikungunya é uma doença com o nome difícil, transmitida pelo mesmo mosquito que provoca a Dengue e o vírus Zika, e vem dando o que 
falar. Você já ouviu sobre ela, né? Ou deve conhecer alguém que teve. Mas,essa doença é um pouco diferente da dengue e do vírus Zika. Para não ficar nenhuma dúvida, o doutor José Cerbino, que é vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica para a gente quais são os sintomas dela.
 
TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito
semelhante e também é transmito pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue.A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’.”
 
LOC: Com todo esse perigo de pegar Dengue, Zika ou Chikungunya, o mais fácil mesmo é não deixar o mosquito nascer, né? Se você ainda tem alguma dúvida sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, basta acessar: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.