ITAJU DO COLÔNIA (BA): Cidade registra 377 casos prováveis de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Itaju do Colônia foi considerada pelo Ministério da Saúde como município prioritário no combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. Até agora, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, 377 casos prováveis de dengue foram registrados na cidade, que fica perto de Ilhéus e Itabuna. O número é considerado alto, já que Itaju tem apenas sete mil habitantes. A luta contra o mosquito é uma tarefa de todos, do poder público e também da população. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica como você pode se prevenir contra o mosquito.  

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

 “Não se esqueça também de fazer a sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

 

REPÓRTER: O Aedes tem sido uma preocupação em todo o estado da Bahia. É por isso que quase oito mil agentes de endemia estão nas ruas das cidades baianas para ajudar a população a erradicar o mosquito. Junto com agentes comunitários de saúde, eles estão mobilizados em fazer visitas às casas dos moradores para encontrar possíveis criadouros. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Maria Aparecida Araújo, pede para que a população abra as portas de casa e colabore com o trabalho desses  profissionais.

 

SONORAMaria Aparecida Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.

“A gente pede que as famílias possam receber os agentes de combate às endemias. Eles vão devidamente credenciados. Eles vão fazer uma visita e olham na casa onde estão os focos do vetor e fazem toda uma orientação sobre como você pode eliminar”.

 

REPÓRTER:  Para saber mais sobre como proteger a sua família, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.