Data de publicação: 15 de Fevereiro de 2017, 02:01h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Rodeada por municípios que enfrentam surtos de febre amarela, Itaipé continua sem registrar nenhum caso da doença. Enquanto isso, Ladainha tem 33 casos confirmados, 76 ainda em investigação e quinze mortes pela doença já foram confirmadas. Em Novo Cruzeiro, onze pessoas morreram decorrente a febre amarela. Para o secretário de saúde do município, Vinicius Silvestre, a situação é Itaipe é favorável porque a estratégia utilizada foi criar um bloqueio à doença com a vacinação.
TEC./SONORA: Vinicius Silvestre, secretário de saúde da cidade.
“Nós já pegamos mais ou menos de 7 mil a 8 mil doses de vacina. A nossa população, a grande maioria, já estava imunizada. Logo que aconteceram as notificações nas cidades vizinhas, colocamos as equipes para trabalhar, para fazer o bloqueio sobre essas cidades vizinhas, para bloquear onde teve as notificações, e caso viesse ocorrer alguma notificação, nós já estaríamos preparados e já feito o trabalho naquele devido local.”
LOC.: De acordo com o secretário, na cidade, que tem quase 13 mil habitantes, quase todo mundo já tomou a vacina na zona urbana, faltando ainda uma parcela da população da zona rural. Para vacinar quem falta, o secretário de saúde garante que equipes da secretaria estão levando vacina a quem mora longe.
TEC./SONORA: Vinicius Silvestre, secretário de saúde da cidade.
“Temos sim as equipes, os profissionais, que são enfermeiros, pessoal da imunização, agentes comunitários. A gente determina, faz um cronograma de vacinação na semana, determina as localidades que vão ser feitas, que são poucas, e poucas pessoas também. Logo no começo, muita gente da zona rural correu para a cidade para fazer a vacinação. Agora, graças a Deus, está mil maravilhas, em vista do que estava antes na hora do susto.”
LOC.: De acordo com o secretário Vinícius Silvestre, a vacina está sendo dada em todos os postos de Saúde da Família. Verifique o seu cartão de vacina. Se não tiver mais o cartão, vá ao posto de saúde onde você se vacina e tente recuperar seu histórico. Se não conseguir, tome a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev