Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Federação das Indústrias de Santa Catarina lança conteúdo exclusivo para profissionais em busca de emprego

Entidade disponibiliza vídeos com dicas sobre como se preparar para um novo emprego, além de recomendações sobre economia pessoal e equilíbrio emocional

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A pandemia do coronavírus teve impacto direto na alta do desemprego no Brasil. Dados da PNAD Covid-19, do IBGE, apontam que o número de pessoas sem emprego em território nacional aumentou de 10 milhões em maio para 13 milhões em setembro, alta de 33%. No cenário específico de Santa Catarina, a taxa de desocupação é de 7,8%, a menor de todo o país. 

Mesmo tendo o melhor índice do Brasil, a situação ainda preocupa no estado catarinense. Pensando nisso, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou em outubro a Liga pelo Trabalho, uma iniciativa que integra as ações previstas no novo ciclo do Movimento Santa Catarina pela Educação. 

O objetivo é oferecer gratuitamente conteúdo exclusivo para profissionais que foram desligados e que estão em busca de emprego. Por meio da plataforma Eu Voluntário, a entidade disponibiliza vídeos com dicas sobre como se preparar para um novo emprego, além de recomendações sobre economia pessoal e equilíbrio emocional.   

“Com a pandemia, nós tivemos mudanças nas nossas vidas, tanto profissional, quanto pessoal. O objetivo do Liga pelo Trabalho é dar dicas para as pessoas se recolocarem no mercado de trabalho    , reverem suas questões de finanças pessoas, e principalmente a questão do equilíbrio emocional em tempos de incerteza que estamos vivendo”, explica Sandro Volpato Faria, assessor da Responsabilidade Social do SESI/SENAI-SC. 

Mobilização pelo Emprego e Produtividade promete facilitar a vida de empreendedores

SC: Consumo de gás natural bate novo recorde em setembro



Neste momento, a iniciativa da FIESC oferece três linhas de vídeos com dicas para o mercado de trabalho. O primeiro consta em orientações de como se preparar para um novo emprego, onde a pessoa aprende a montar um currículo, como fazer uma entrevista de trabalho e quais são os melhores caminhos para divulgação do currículo para empresas. 

Há também vídeo com dicas sobre finanças pessoais, onde é possível encontrar orientações para pessoas que perderam a renda, como fazer negociação de dívidas e planejamento financeiro. Por fim, a FIESC disponibiliza vídeo sobre equilíbrio emocional durante a pandemia. A entidade entende que é importante trabalhar questões como a resiliência e estar bem mentalmente para encarar a rotina. 

“Teremos todos os meses novos vídeos, como por exemplo interpretação de texto, dicas de como aprender a língua inglesa, raciocínio lógico, entre outras. Tudo isso até janeiro do ano que vem”, ressalta Sandro Volpato. 

O Liga pelo Trabalho pode ser acessado através do fiesc.com.br/ligapelotrabalho

Receba nossos conteúdos em primeira mão.