ESPORTE: Seleção brasileira de tênis de mesa vence desafio internacional

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A seleção brasileira de tênis de mesa fez bonito ao vencer, neste domingo (10), o Desafio Internacional diante de três lendas do esporte. Disputado no Ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro, o torneio contou com a presença dos mesa-tenistas brasileiros que vão atuar nos Jogos Olímpicos Rio 2016: Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto. Juntos, eles enfrentaram o belga Jean-Michel Saive, campeão europeu em 1994, o chinês Wang Liqin, tricampeão mundial, e o sueco Jörgen Persson, campeão do mundo em 1991. Todos eles já foram líderes do ranking mundial.
 
O destaque foi o brasileiro Hugo Calderano, que venceu Saive por três sets a dois e Liqin por três sets a um. Cazuo Matsumoto, que vai participar pela primeira vez de uma olimpíada, acabou perdendo, junto com Gustavo Tsuboi, para a dupla formada por Wang Liqin e Jörgen Persson. O resultado foi três sets a um. Mesmo com a derrota, Cazuo se diz preparado para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e conta com o incentivo da torcida brasileira.

SONORA
: Cazuo Matsumoto, mesatenista
“Eu acho que vai ser muito bom jogar em casa, com a torcida junto. Vamos tentar fazer o melhor possível. No tênis de mesa, o psicológico conta muito. É uns 70 por cento do jogo. Se você está treinando bastante, mas chega na hora você não está tranquilo na sua cabeça, você está pensando em outras coisas, o jogo não flui, não sai”.

REPÓRTER
: Gustavo Tsuboi, que perdeu nas duplas ao lado de Cazuo, levou a melhor no mano a mano, diante do sueco Jörgen Persson. Após o resultado, Tsuboi disse que não quer fazer uma previsão sobre o desempenho do Brasil nas Olimpíadas, mas acredita que é possível sonhar com uma medalha.

SONORA
: Gustavo Tsuboi, mesatenista
"Não quero colocar limites para minha participação e nem para a nossa equipe. Eu acho que a gente tem que sonhar com a medalha. Tem que ir para as Olimpíadas pensando nisso. Mas, acima de tudo, chegar o mais longe possível”.

REPÓRTER: 
O tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016 vai ser disputado entre os dias 6 e 17 de agosto, em uma arena temporária montada em um dos pavilhões do Riocentro. O Brasil terá representantes em todas as competições de simples ou de duplas do esporte, tanto no masculino quanto no feminino.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.