ESPORTE: Cerca de 400 índios paraenses participarão dos Jogos Mundiais Indígenas

 

REPÓRTER: Os Jogos Mundiais dos Povos indígenas, em Palmas, Tocantins, começam na próxima sexta-feira, dia 23, com a expectativa de receberem cerca de 1.800 atletas indígenas, sendo 1.100 brasileiros e 700 internacionais. Das 24 etnias nacionais que participarão da competição, cinco são paraenses que vivem nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Oriximiná e em Tucumã. No total, cerca de 400 índios representarão o estado do Pará. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Os Jogos Mundiais dos Povos indígenas, em Palmas, Tocantins, começam na próxima sexta-feira, dia 23, com a expectativa de receberem cerca de 1.800 atletas indígenas, sendo 1.100 brasileiros e 700 internacionais. Das 24 etnias nacionais que participarão da competição, cinco são paraenses que vivem nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Oriximiná e em Tucumã. No total, cerca de 400 índios representarão o estado do Pará. Na competição serão disputadas 10 modalidades, como canoagem, futebol, corrida com tora, arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de resistência, corrida de velocidade, lutas corporais, natação, além de jogos específicos de cada etnia. A estimativa é que a Vila de Jogos receba aproximadamente 30 mil visitantes por dia. Os jogos são considerados como uma celebração da cultura indígena e a oportunidade de promover o intercâmbio entre diferentes povos, danças e cultos. A realização de rituais e a interação com a cidade são as atividades realizadas pelos indígenas que já chegaram a Palmas e aguardam o início dos embates.
 
Com informações da Agencia Pará, reportagem Marcela Coelho
https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.