ECONOMIA: PL em tramitação na Câmara dos Deputados pode incentivar a educação financeira dos brasileiros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC.: No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes. Com essa restrição, os brasileiros enfrentam vários problemas, principalmente na hora de fazer financiamentos ou contratar empréstimos. Os dados são do SPC Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Para especialistas, esses débitos surgem, na maioria das vezes, pela falta de educação financeira e pelas dificuldades que as famílias têm em controlar os gastos no final do mês.
 
E é por isso que tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que visa aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor. Para o deputado Federal Eli Corrêa Filho (DEM-SP), titular na Comissão de Defesa do Consumidor, esse projeto pode ajudar a acabar com os superendividamentos.
 
TEC./SONORA: Eli Corrêa Filho, deputado Federal (DEM-SP)
“É um projeto importante para a população brasileira porque disciplina, orienta e traz regras claras para que todos possam ter consciência da sua dívida. ”
 
LOC.: Entre os pontos previstos na matéria estão o que propõe o fomento de ações visando à educação financeira e o que dispõe sobre a prevenção e tratamento do superendividamento como forma de evitar a exclusão social do consumidor. Medidas como essas, na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, podem ajudar os brasileiros a fazerem um melhor uso do dinheiro que ganham.
 
TEC./SONORA: Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros.
“É uma questão de você ter cuidados maiores com um recurso tão importante, que é o dinheiro. E é um bem que provém do seu trabalho e é muito importante que a gente o respeite. Porque dinheiro que a gente não respeita, não aceita desaforo. Pode perdê-lo.”
 
LOC.: No momento, o PL que trata da educação financeira do consumidor aguarda criação de Comissão Temporária na Câmara dos Deputados.
 

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.