DIABETES: Saiba mais sobre os fatores de risco que podem desenvolver a doença

DIABETES: Saiba mais sobre os fatores de risco que podem desenvolver a doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 01'44''

REPÓRTER: Cerca de sete por cento da população adulta brasileira têm diabetes, de acordo com o Ministério da Saúde. No Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta sexta – feira, 14 de novembro, o ministério chama a atenção para os fatores de risco que podem desenvolver a doença, conforme explica a coordenadora geral de atenção às pessoas com doenças crônicas, Patrícia Chueiri

SONORA: coordenadora geral de atenção às pessoas com doenças crônicas do Ministério da Saúde – Patrícia Chueiri

"Os principais fatores de risco para desenvolver o diabetes tipo 2 é a obesidade, o sedentarismo e má alimentação. Geralmente é uma doença mais silenciosa, um fator de risco para ter infarto, para ter derrame. Os principais métodos de prevenção em relação ao diabetes é manter atividade física, ter uma boa alimentação. É recomendado que procure uma unidade básica de saúde para ter as orientações individualizadas."

REPÓRTER: A jornalista Vanessa Pirolo, vive com diabetes desde a adolescência. Ela acredita que ter conhecimento sobre as ações de combate à doença é importante para mudar os hábitos da população.

SONORA: jornalista –Vanessa Pirolo

"Eu acho que é importante chamar a atenção para que as pessoas comecem a repensar aquilo que elas consomem de alimento industrializado, porque de uma hora para outra, se essa incidência do consumo, principalmente dos alimentos industrializados, for bem assídua, o diagnóstico de ter uma hipertensão, diabetes ou qualquer outro problema de saúde vai acabar acontecendo."

REPÓRTER: O Ministério da Saúde oferece gratuitamente medicamentos para tratar o diabetes pelo programa Fármacia Popular. Para saber mais sobre as ações de prevenção e tratamento para combater o diabetes e outras doenças crônicas, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.