Saúde - Vacina·03 de fevereiro de 2021

Covid-19: vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia

Resultado da última fase de ensaios clínicos foi publicado na revista médica The Lancet

Por Paloma Custódio
Ouvir · 00:01:10

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A vacina desenvolvida pela Rússia contra a Covid-19 apresentou eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença. Isso significa que a cada 100 pessoas imunizadas, aproximadamente 91 não apresentam sintomas. O resultado, publicado na revista médica The Lancet, foi validado por cientistas independentes e refere-se à última fase de ensaios clínicos, que envolveu cerca de 20 mil voluntários. 

Segundo os pesquisadores, a Sputnik V, como é chamada, é uma vacina extra que pode ser acrescentada à luta contra o novo coronavírus. A Agência Europeia de Medicamento vem sendo pressionada para avaliar rapidamente a eficácia do imunizante, que já é utilizado na Rússia, na Argentina e na Argélia. 

A revista The Lancet explica, no entanto, que ainda são necessárias mais pesquisas para determinar a eficácia da Sputnik V, em casos assintomáticos e na transmissão. 

Ministério da Saúde incentiva brasileiros a doarem sangue antes de receberem vacina contra a Covid-19

Vacinômetros dos estados dão transparência às imunizações: 759 mil doses foram aplicadas no Brasil

Covid-19: denúncias de fraude em campanhas de vacinação podem levar responsáveis para cadeia

A vacina russa utiliza a mesma técnica do imunizante da AstraZeneca (Oxford), que adapta outros vírus para combater a Covid-19, sendo inofensivos ao organismo humano.

SOBRE

Paloma Custódio

Paloma Custódio é jornalista, radialista e graduada em Relações Internacionais. Atuou como produtora e repórter na Rede Boa Vontade de Comunicação (LBV), integrou a equipe de comunicação da ONU Brasil, foi roteirista do Grupo Bandeirantes e repórter do Agro Estadão.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Vacina

Ver editoria completa
t-page