Agência Brasil
Agência Brasil

Ministério da Saúde incentiva brasileiros a doarem sangue antes de receberem vacina contra a Covid-19

Apelo ocorre porque imunização impede a doação de sangue por um determinado período, que depende da vacina

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde está incentivando os brasileiros a doarem sangue antes de serem vacinados contra a Covid-19. O apelo ocorre porque após a imunização há um impedimento temporário para doação. De acordo com a pasta, o período de inaptidão é necessário, uma vez que o microrganismo da imunização, ainda que na forma atenuada, circula no sangue de quem recebeu a vacina por um determinado tempo.
 
Caso quem recebe a doação de sangue seja um paciente imunossuprimido, ou seja, que tem o sistema imunológico debilitado, há risco de que essa pessoa desenvolva a Covid-19. A depender da vacina aplicada, há diferentes intervalos antes da permissão para doação de sangue. 

Covid-19: senadores criam projetos para punir quem furar fila da vacina

Brasil deve receber cerca de 14 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 neste mês

Instituto Butantan vai receber insumos para produzir mais de oito milhões de doses de vacina contra Covid-19
 
No caso de vacinas compostas por vírus ou bactérias inativadas, o tempo previsto é de 48 horas. Esse é o caso da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Já após vacinas de vírus ou bactérias atenuados, exigem quatro semanas de inaptidão para doar sangue, caso da vacina produzida pela Universidade de Oxford e, que aqui no Brasil, é responsabilidade da Fiocruz. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.