CÍRIO 2015: Saiba mais sobre a Romaria Fluvial

No programa de hoje vamos da continuidade falando sobre as Romarias que ocorrem antes da grande procissão no segundo domingo do mês de outubro.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPORTER: Ola ouvintes da Web Radio Jus, eu sou o Storni Jr e começa agora o especial Círio de Nazaré ano 2015. No programa de hoje vamos da continuidade falando sobre as Romarias que ocorrem antes da grande procissão no segundo domingo do mês de outubro.
 
A Romaria Fluvial também é realizada no sábado, véspera do Círio de Nazaré, com saída prevista para as oito horas da manha, logo após a missa, no Trapiche de Icoaraci. O percurso de 10 milhas náuticas (o que corresponde a cerca de 18 Km) até a Praça Pedro Teixeira começa às nove da manha. A parada é em Belém na tradicional e conhecida Escadinha do Cais do Porto, que fica ao lado  de um dos pontos turístico de Belém, a Estação das Docas, por volta das onze da manha.
 
Quando chega à escadinha, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar do Estado e demais autoridades presentes. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem. A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986.
 
Vamos ouvir agora mais um lindo depoimento de quem acompanha o Círio de Nazaré. As palavras emocionadas são de Jonny Paixão, que há mais de vinte anos, logo após receber uma graça, fez a promessa de que enquanto vida ele tivesse iria participar do Cirio.
 
SONORA: Promesseiro Jonny Paixão.
 
“Ei tive um grande problema em minha vida que foi meu filho, ele adoeceu e ficou hospitalizado, e a primeira pessoa que veio na minha mente foi Nossa Senhora de Nazaré. Eu pedi socorro a ela e ela me deu essa graça, porque essa graça está agora aqui do meu lado, e eu alcancei por muita fé que eu tenho nela, só tenho a agradecer”.
 
 
REPÓRTER: Vamos ouvir agora a cançao Ela vem  na interpretação de Liah Soares  e o  Padre Reginaldo Manzotti. E ficamos por aqui Estaremos de volta no próximo programa contando um pouco mais sobre tudo que envolve a festa do Cirio de Nazaré, não perca nossos reprises e até o próximo programa.!
 
Este programa teve a produção e apresentação minha Storni Jr.

Revisão de texto. Will Montenegro. Edição de áudio de Mário Melo.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.