CIDADANIA: Casa de Justiça realizou Sabadania e garantiu 142 atendimentos em Belém

A Casa de Justiça e Cidadania realizou no último sábado, dia 22, o quarto mutirão de serviços denominado “Sabadania”. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –
 
REPÓRTER: O técnico em eletrônica, Sérgio Murilo, procurou a Justiça para realizar gratuitamente seu divorcio consensual, o que para ele foi mais tranquilo.
 
SONORA: Técnico em eletrônica, Sérgio Murilo.
 
Eu sempre tive uma convivência boa, não foi litigioso, não foi através de briga, de nada, foi mais tranquilo.”
 
REPÓRTER: A Casa de Justiça e Cidadania realizou no último sábado, dia 22, o quarto mutirão de serviços denominado “Sabadania”, que fez um total de 142 atendimentos ao público entre exames de DNA, divórcios consensuais e expedição de documentos, entre os quais carteiras de identidade e de trabalho. Os interessados em fazer um divórcio consensual podem procurar a Casa de Justiça, como ressalta a supervisora do órgão, Vanessa Araújo.
 
SONORA: Vanessa Araújo, Supervisora da Casa de Justiça e Cidadania.
 
“Elas procurando o centro, a gente marca uma audiência, vamos fazer uma mediação e elas já saem daqui com o acordo feito e depois de uma semana mais ou menos, elas vem pegar uma homologação pra levar até o cartório pra fazer a averbação deste divórcio.”
 
REPÓRTER: Dos vinte exames de DNA cadastrados, dezesseis foram realizados, além de dezoito acordos de divórcio consensual e vinte e cinco acolhimentos de pessoas interessadas em fazer o procedimento. Foram expedidas trinta e nove cédulas de identidade e vinte carteiras de trabalho.  Quatro atendimentos jurídicos foram feitos por estudantes do curso de Direito da Faculdade de Belém. São vários os serviços ofertados gratuitamente pela Casa de Justiça e Cidadania, como destaca a juíza Antonieta Miléo.
 
SONORA: Juíza Antonieta Miléo.
 
“A gente tem um leque de serviços para oferecer aos jurisdicionados e temos também o atendimento do projeto pai presente, que é um atendimento também diário em que as pessoas podem ir lá, e quem não reconhecer espontaneamente a paternidade pode entrar no programa para fazer o DNA, para ter a certeza ou não da paternidade.”
 
REPÓRTER: Dos seis mutirões do Sabadania programados para 2015, três outras edições ocorreram nos dias 11 de abril, 23 de maio e 27 de junho. As próximas estão programadas para 17 de outubro e 5 de dezembro. Na Casa da Justiça funciona o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Belém. A missão é  dar respostas imediatas ao cidadão, evitando o processo judicial para resolver conflitos familiares. A Casa de Justiça e Cidadania está localizada na Avenida Almirante Barroso, número 2380. Outras informações sobre os vários serviços da Casa de Justiça por meio do telefone 3131-1600. A Casa de Justiça funciona de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às duas da tarde.
 
Reportagem, Storni Jr

Receba nossos conteúdos em primeira mão.