CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES) : Aquidaban recebe mutirão de combate ao Aedes neste sábado

Iniciativa é da Igreja católica local e dos moradores, Secretaria de Saúde vai dar suporte

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika, acontece na manhã de sábado no bairro de Aquidaban. A iniciativa para o mutirão surgiu por parte da Igreja católica e da associação de moradores do bairro. A ação é mais um capítulo no combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro de Itapemirim. A secretaria de saúde Municipal vai dar suporte a iniciativa, que vai contar com agentes de saúde e endemias. Além de vistoriar possíveis focos, vão ser distribuídos folhetos educativos sobre o combate ao mosquito e o recolhimento de lixo. O secretário de Saúde de Cachoeiro do Itapemirim, comentou sobre o suporte que a secretaria vai fornecer e as iniciativas populares de combate ao Aedes aegypti.
 
SONORA: Edson Valentin - Secretário de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim
 
“Vão recolher os entulhos com a Secretaria de limpeza, nós vamos ceder os agentes de saúde, demos os panfletos. Demos suporte total. Qualquer iniciativa que façam, independente de credo, de religião, nós temos apoiado todos"


REPÓRTER: Cachoeiro do Itapemirim já registrou quatro 529 casos suspeitos de dengue, dois de chikungunya e 92 do vírus Zika.  Um caso de microcefalia está sob investigação no momento. Aquidaban é sexto bairro com o maior número de notificações de doenças ligadas ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika em Cachoeiro do Itapemirim. Os moradores da cidade que tiverem denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, podem ligar na ouvidoria da cidade, no número 156. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.