BRASIL: Eixo Leste da transposição do São Francisco é inaugurado na Paraíba

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Eixo Leste da transposição das águas do Rio São Francisco foi inaugurado nesta sexta-feira (10), em Monteiro, na Paraíba. O evento que contou com a presença do Presidente Michel Temer marcou passagem da água pelas comportas do canal da transposição.

A água do Velho Chico, começou a chegar em solo paraíbano na noite de quarta-feira (8), e deve levar entre três e cinco dias para chegar no açude Poções e mais um dia para conseguir atingir a capacidade máxima do reservatório, para depois seguir com destino a Camalaú pelo Rio Paraíba.

De acordo com estimativas do governo, o eixo leste inaugurado nesta sexta-feira, deve beneficiar cerca de 4 milhões e meio de pessoas, em 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco. Ainda segundo o Palácio do Planalto, o eixo norte está com 94% das obras concluídas e deve ser inaugurado ainda neste ano. A rota visa complementar o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

A obra de transposição do Rio São Francisco foi iniciada em 2007, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, a previsão de conclusão era para o ano de 2012. No entanto, as águas do 'Velho Chico" levaram praticamente dez anos para chegar à Paraíba.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.