Prefeitura de Araucária
Prefeitura de Araucária

Araucária e São José dos Pinhais são os municípios mais atrativos para investimentos no setor industrial paranaense

Publicado anualmente, estudo das melhores cidades para se fazer negócios está de cara nova e traz abordagem segmentada

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O município de Araucária foi eleito o melhor do estado do Paraná para se investir no setor industrial. A cidade, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, ficou em 59º no ranking nacional, de acordo com a pesquisa “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, publicada em dezembro pela Urban Systems. 
 
Logo em seguida, vem outra cidade paranaense. Trata-se do município de São José dos Pinhais, que ficou na 60ª colocação. O estudo analisou dados e indicadores de 325 municípios brasileiros — todos com população superior a 100 mil habitantes. Em entrevista ao portal Brasil61.com, o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Marcelo Alves, afirmou que o resultado na pesquisa vai servir como um portfólio na atração de novos investimentos para essas cidades paranaenses. 
 
“O estudo serve como uma referência, pois com base na sua metodologia e abrangência, é possível identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar, criando, assim, condições para que sejam traçadas ações que possam fazer com que as cidades paranaenses, em especial Araucárias e São José dos Pinhais, sejam ainda mais atraentes para se fazer negócios nos próximos anos”, disse. 
 
Alves ressalta que a Fiep trabalha para o desenvolvimento e o fortalecimento da indústria paranaense, coordenando, protegendo, representando legalmente e defendendo os interesses dos diversos segmentos sociais nos setores público e privado. A atuação da federação, segundo o economista, visa, também, atrair novos investimentos para a indústria local. “A Fiep tem constante atuação junto às diversas esferas de governo e, também, com lideranças locais, apoiando na organização e planejamento para o desenvolvimento econômico, que possam criar melhores condições para novos investimentos, gerando emprego, renda e, consequentemente, a melhoria das condições de vida da população paranaense”, garante. 

Camaçari (BA) é a melhor cidade do País para fazer negócios no setor industrial

Três Lagoas é a melhor cidade para se fazer negócios na indústria no estado de Mato Grosso do Sul, aponta estudo

Estudo

O estudo das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios é publicado pela Urban Systems anualmente, desde 2014. Até 2019, a metodologia para elaboração do ranking teve poucas alterações. A pesquisa apresentava uma lista única das melhores cidades para se investir, considerando quatro eixos: desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura.
 
No entanto, com o impacto do novo coronavírus e a intenção de manter o estudo atual e renovado, a publicação de 2020 está de cara nova e aposta em um olhar mais segmentado das melhores cidades para negócios, levando em conta os resultados para seis setores da economia: indústria, comércio, serviços, educação, mercado imobiliário e agropecuária.
 
Diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo, Willian Rigon, diz que o estudo vai ajudar os investidores, empresários e a iniciativa privada, em geral, na tomada de decisões sobre quais especialidades de cada município podem ser melhor exploradas. “O estudo é importante nesse momento de pandemia, em que é necessário que se mantenham os investimentos mais assertivos que possam ter sustentabilidade econômica". O objetivo dele no período pré, durante e pós-pandemia é direcionar em relação aos novos negócios, empresas e empreendedores”, afirma.
 
Segundo Rigon, apesar de cada município ter as suas peculiaridades, há pontos em comum às melhores cidades para fazer negócios, que podem ser observados. “É importante ter um ambiente favorável, ter mão de obra qualificada e uma gestão pública eficiente. Se a gente pudesse apontar três pontos específicos, são essas as características comuns às cidades melhores posicionadas”, cita.

Arte: Brasil 61
 
Metodologia

Para chegar ao ranking, o estudo utiliza oito indicadores como base para todos os municípios. Eles estão atrelados ao impacto do novo coronavírus na saúde da população e na economia, além do desempenho econômico das cidades em aspectos como empregabilidade. Além disso, para cada setor, como o de serviços, por exemplo, são utilizados indicadores específicos para atribuir pontuação a cada cidade.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.