LOC.: O município baiano de Camaçari é o melhor do País para se investir no setor industrial, segundo a pesquisa “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, da Urban Systems, publicada em dezembro.
Camaçari é responsável por R$ 1 em cada R$ 5 em riquezas produzidas pela indústria baiana. Da cidade, saem quase 30% de tudo o que a Bahia exporta e, aproximadamente, 10% da arrecadação estadual, diz o estudo. Esses e outros fatores levaram o município ao posto de destaque, como a melhor cidade brasileira para se fazer negócios na indústria.
Vladson Menezes, superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), comemora o desempenho da indústria local no ranking.
TEC./SONORA: Vladson Menezes, superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)
“Ser considerada a cidade mais atrativa para investimentos industriais, obviamente, é muito importante. Mostra que por estar bem posicionada e ser a primeira colocada, tem boa possibilidade de atração de investimentos.”
LOC.: A pesquisa destaca que cerca de 32% dos empregos da Indústria de Transformação, por exemplo, possuem rendimento superior a cinco salários mínimos.
O município também está bem localizado, faz parte da Região Metropolitana de Salvador, e fica próximo do Aeroporto Internacional da capital baiana, do Porto, e de rodovias, o que permite o escoamento da produção com muita facilidade. O setor também está em crescimento. Em 2019, por exemplo, 26 novos estabelecimentos começaram a funcionar.
Além de Camaçari, a pesquisa analisou dados e indicadores de outros 325 municípios brasileiros, todos com mais de 100 mil habitantes. Diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo, Willian Rigon, diz que a publicação vai ajudar os investidores na tomada de decisões sobre quais especialidades de cada município podem ser melhor exploradas.
TEC./SONORA: Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo
“O estudo é importante nesse momento de pandemia, em que é necessário que se mantenham os investimentos, mas [aportes] assertivos, que possam ter sustentabilidade econômica. O objetivo dele no período pré, durante e pós-pandemia é direcionar em relação aos novos negócios, empresas e empreendedores.”
LOC.: O estudo das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios é publicado pela Urban Systems anualmente, desde 2014. Com o impacto do novo coronavírus e a intenção de manter o estudo atual e renovado, a publicação de 2020 está de cara nova e aposta em um olhar mais segmentado das melhores cidades para negócios, levando em conta os resultados para seis setores da economia: indústria, comércio, serviços, educação, mercado imobiliário e agropecuária.
Reportagem, Felipe Moura.