ÁGUA BRANCA (PI): Apenas 3% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nos postos de saúde, de Água Branca, para proteger meninas entre 11 e 13 anos, do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Água Branca, a segunda etapa da vacinação contra o papiloma vírus não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, em que, 75 por cento das adolescentes de todo o município, devem ser vacinadas. Apenas três por cento das jovens da cidade tomaram a vacina. Segundo a Organização Panamericana de Saúde, cerca de 70 por cento dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch, explica o que é o HPV.

SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch.
 
"O HPV é um tipo de vírus, que tem vários subtipos, associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante, que é fortemente associado ao HPV, é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres, é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero."
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de colo do útero é a quarta maior causa de morte e, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres do paísA vacina contra o HPV é a melhor forma de prevenção contra este câncer. As adolescentes que têm entre 11 e 13 anos de idade, do município de Água Branca, devem tomar a segunda dose da vacinação, em uma unidade de saúde da cidade. O Epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta a importância da imunização contra o papiloma vírus.  
                   
SONORA: Epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Hoje qualquer menina de nosso país pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço, para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: Desde 2014, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. As meninas que desejam se vacinar não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para receberem a imunização. Basta apresentar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade em uma unidade de sáude, do município de Água Branca.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.