AEDES: Feriado é oportunidade para eliminar focos do mosquito de dentro de casa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: Atenção, brasileiros! A Páscoa está chegando e é hora da população passar um tempinho a mais dentro de casa. E justamente para que todo mundo possa aproveitar o feriado com saúde, a população precisa se unir e não se esquecer de combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. O sambista Luiz Antônio, conhecido como Neguinho da Beija-Flor, sabe a importância de se prevenir do Aedes, porque já foi já foi picado pelo mosquito. Ele pede que todos ajudem nessa guerra.

 

SONORA: Neguinho da Beija-Flor, sambista

“Alô, rapaziada. Aqui quem fala é o Neguinho da Beija-Flor. Há algum tempo, eu fui atingido por esse maldito mosquito Aedes aegypti e fiquei muito doente. Então para que isso não aconteça com você também, vim lembrar a importância de não deixar água parada em pneus, garrafas e qualquer recipiente aberto. Assim evitamos que o mosquito transmita a dengue, a Zika, a chikungunya e as mazelas que essa doença traz. Participe dessa luta, mas participe mesmo. Eu já fiz a minha parte! E você? Aquele abraço.

 

REPÓRTER: O aumento de casos de Zika, no Brasil, têm preocupado principalmente as futuras mamães, já que o vírus pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. Até agora, estão sendo investigados mais de quatro mil casos de crianças que podem ter nascido com a malformação, no país. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica que é possível interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti se, uma vez por semana, os moradores eliminarem os criadouros de dentro de casa. Ele sugere que as famílias façam um sábado de faxina, ou que escolham algum outro dia para realizar a limpeza.  

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”

 

REPÓRTER: Eliminar os focos do mosquito é uma tarefa simples. Os brasileiros que trabalham fora, por exemplo, devem aproveitar a oportunidade do feriado, para limpar os criadouros do Aedes de dentro de casa. O Biológo da Unicamp, Carlos Salgueirosa, conta quais são os locais em que o vetor costuma colocar as larvas. Ele explica que o modo mais fácil de exterminar com mosquito é acabando com os recipientes que podem conter água parada.  

 

SONORA: Carlos Salgueirosa, biólogo

 

“Então dentro da sua casa, onde você vai encontrar larvas? Em pequenos potinhos, em pequenos vazinhos, médios vazinhos, em geral dentro da sua casa. E o que a dona de casa pode fazer? Nas larvas, se ela foi, encontrou um vazinho, encontrou o ralo, um potinho, encontrou garrafas... É simplesmente eliminar”.

 

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70 por cento dos focos do mosquito são encontradas dentro de casa. Por isso, a participação de toda a população é fundamental. Mais informações sobre como combater o Aedes aegypti podem ser encontradas na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.