NOVA RUSSAS (CE): Agentes de endemias estão focados no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Nos últimos dois anos, o número de casos de Chikungunya em São José do Egito passou de sete mil e 400. Segundo as autoridades de Saúde do município, um dos motivos desse número alto é a quantidade insuficiente de agentes de endemias, que combatem o mosquito transmissor também da Dengue e Zika. Atualmente, há 20 agentes de saúde fazendo vistorias nos domicílios da cidade, mas em 2015 havia apenas cinco pessoas para este trabalho. Para ajudar no combate ao mosquito, os agentes de São José do Egito arranjaram um aliado: o peixe conhecido popularmente como piaba. Esses peixes são colocados pelos agentes de endemias nas caixas d’água das residências para eliminar as larvas do mosquito e evitar que ele se reproduza, como explica Naldirene Barros, coordenadora de vigilância em Saúde de São José do Egito

TEC./SONORA: Naldirene Barros, coordenadora de vigilância em Saúde de São José do Egito (PE)

“O [uso do] peixe como um aliado nos reservatórios grandes, tem uma procura muito grande. Todo mundo tem reservatório. Como há escassez de água na nossa região, o pessoal tem muito reservatório em casa, para acomodar água. Então, pegam para ajudar a combater.”

LOC.: Cecília Souza, moradora de São José do Egito, usa a piaba na cisterna.

TEC./SONORA: Cecília Adalta Sousa, funcionária pública

“Estava faltando água aqui a gente comprava água e guardava, aí teve foco. Eu tinha foco na cisterna e depois que eu coloquei (a piaba), ela come tudo. O peixinho come tudo, ele evita a Dengue. O peixinho vai comer as larvas e, comendo as larvas, não tem mosquito.”

LOC.: Mas você precisa lembrar que o uso da piaba é apenas um complemento no combate ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. O mais importante a ser feito é não deixar água acumulada em casa. São José do Egito tem cerca de 16 mil e 500 imóveis nos 29 bairros da cidade. São João, Planalto e Borja são alguns dos mais infestados pelo mosquito. Você, morador da cidade, tem um papel fundamental em evitar que essas e outras localidades do município tenham mais casos de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Faça a sua parte e evite que seus amigos e familiares sofram dessas doenças. Saibam mais sobre prevenção e combate no site Ministério da Saúde. O endereço é: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.