Pix. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Pix. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Imposto de Renda 2022: saiba como receber a restituição pelo Pix

O Pix poderá, ainda, ser usado para pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs)


Entre as novidades anunciadas pela Receita Federal sobre o Imposto de Renda 2022 é a possibilidade de o contribuinte utilizar o Pix para receber o crédito da restituição do imposto na conta. A ideia é facilitar o pagamento minimizar possíveis erros de preenchimento dos dados bancários. 

Segundo o especialista em contabilidade Reginaldo Pereira de Araújo, para que contribuinte receba o valor da restituição do Imposto de Renda por meio do pagamento instantâneo, é preciso que a chave do Pix seja igual ao CPF do titular da declaração. 

"Não é possível que seja por e-mail, telefone ou chave aleatória. É obrigatório que seja pelo CPF do titular da declaração. Também será possível pagar com Pix o DARF emitido pelo programa aplicativo do Imposto de Renda, quando houver imposto a pagar”, explica.  

Imposto de Renda: saiba como doar parte do valor devido à fundos de apoio a crianças e idosos

Imposto de Renda 2022: conheça as regras para quem recebeu auxílio emergencial

Imposto de Renda 2022: quem é obrigado a declarar

Caso o contribuinte queira usar o Pix, precisa verificar se a chave do Pix da conta bancária é cadastrada com o número do seu CPF. Se não for, basta criar uma.

Veja como pagar o DARF com o Pix 

O Pix poderá, ainda, ser usado para pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs). Esse mecanismo poderá ajudar empreendedores e profissionais financeiros que precisam, todos os anos, pagar diferentes tributos por meio do documento. 

O DARF é disponibilizado ao contribuinte com todas informações de pagamento, inclusive com código de barras. Essa era a única forma de se pagar o documento. Com a mudança, basta fazer o pagamento via Pix usando o QR CODE que virá junto ao boleto. Para isso, é só utilizar o aplicativo do seu banco para fazer o pagamento usando a função.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Receita Federal anunciou que será possível receber a restituição do Imposto de Renda 2022 por meio do Pix. A ideia é facilitar o pagamento e minimizar possíveis erros de preenchimento dos dados bancários. 

Segundo o especialista em contabilidade Reginaldo Pereira de Araújo, para que o contribuinte receba o valor da restituição pelo modo de pagamento instantâneo, é preciso que a chave do Pix seja igual ao CPF do titular da declaração. 
 

TEC./SONORA: Reginaldo Pereira de Araújo, especialista em contabilidade

“Não é possível que seja por e-mail, telefone ou chave aleatória. É obrigatório que seja pelo CPF do titular da declaração. Também será possível pagar com Pix o DARF emitido pelo programa aplicativo do Imposto de Renda, quando houver imposto a pagar.” 
 

LOC.: O Pix poderá, ainda, ser usado para pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais, os DARFs. Basta fazer o pagamento via  QR CODE que virá junto ao boleto para usar o Pix. 

Reportagem, Marquezan Araújo