Data de publicação: 30 de Novembro de 2016, 14:50h
Cidade confirma 18 casos de Zika e 244 de Dengue.
LOC: Governador Valadares já registrou quatro mil e 700 casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zika. Destes foram confirmados 18 casos de Zika, 244 de Dengue, e até o momento, nenhum de Chikungunya.
Todas essas doenças são transmitidas por um mosquito que pode se reproduzir dentro das nossas casas. E, por isso é preciso prestar atenção em locais que possam acumular água parada, já que esses recipientes são os ideais para a reprodução desse mosquito.
Profissionais de saúde e voluntários trabalham por toda a cidade combatendo possíveis focos e alertando a população sobre a importância de cada um na luta contra o mosquito. A Diretora de Vigilância em Saúde de Governador Valadares, Vânia Tavares, reforça como evitar que o mosquito nasça e quais locais devem ser vistoriados com atenção dentro de casa.
TEC/SONORA: Vânia Tavares de Andrade, Diretora de Vigilância em Saúde, de Governador Valadares
“A prioridade são todos os locais que possam acumular água. Desde o pratinho do vaso de planta até a gavetinha, que fica atrás da geladeira, que tem acumulo de água. Nós temos os problemas com os ralos, tem um acúmulo grande no fundo dos ralos que não são utilizados. Então isso é uma prática que a gente vai eliminar um foco. A população tem que ficar em alerta o tempo todo.”
LOC: A Enfermeira, Keysiane Morais, de 31 anos, moradora de Santos Dumont, já teve Dengue por duas vezes. Ela conta que, por causa da Dengue teve os estudos prejudicados, já que, a recuperação foi muito difícil .
TEC/SONORA: Keysiane Morais, enfermeira, moradora do Bairro Santos Dumont, Governador Valadares
“Na primeira vez que eu tive Dengue, eu tinha acabado de entrar na faculdade. Então, tinha mais ou menos uma semana que eu tinha iniciado os estudos e eu iniciei com muita febre, dor no corpo, dores de cabeça. E é uma dor no corpo assim, de você não aguentar levantar da cama. E aí, fui piorando, tive vômito, diarréia. Cheguei a ser hospitalizada e fiquei internada por cinco dias”.
LOC: A sua participação é muito importante para acabar com o mosquito em Governador Valadares. Solicite a visita de agentes de saúde em casas fechadas ou em terrenos abandonados. É fácil. Basta apenas ligar na prefeitura, no número 3271-0196. Saiba mais sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no site do Ministério da Saúde, no endereço: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev